ATUALIDADES

Imposto de Renda: saiba as penalidades para quem perde o prazo

Segundo a Receita Federal, quem não apresenta a declaração, ou entrega com atraso, deve pagar multa

Mirante News FM

Atualizada em 30/05/2025 às 12h57
Délis Gonçalves e Reis Rocha, convidados da edição desta sexta-feira (30) do programa Atualidades (Armando Mendes/Rádio Mirante News)

SÃO LUÍS - No programa Atualidades desta sexta-feira (30), a contadora da CGT Soluções, Délis Gonçalves, e o professor e contador Reis Rocha detalharam as implicações e penalidades para quem não entrega a declaração do Imposto de Renda.”

“Primeiro, é importante declarar para evitar problemas com o seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Se você não enviar a declaração, o contribuinte pode entrar na malha fina, ter o CPF irregular e restrições. Então, se você teve rendimentos e está obrigado a declarar, é importante justamente para evitar esse tipo de problema com o seu CPF”, comentou Délis Gonçalves.

“A pessoa que não declarar fica impedida de fazer um empréstimo, financiamento, tirar o passaporte e até mesmo ter os seus benefícios sociais suspensos”, afirmou Reis Rocha.

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2025 termina às 23h59 desta sexta-feira, dia 30 de maio. Mesmo que você tenha dúvidas se os seus dados estão corretos ou ainda não tenha reunido todos os documentos, a recomendação de especialistas é respeitar o prazo.

Segundo a Receita Federal, quem não apresenta a declaração, ou entrega com atraso, deve pagar multa, calculada da seguinte forma:

Multa de 1% ao mês ou fração de atraso, incidindo sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido. Caso não haja imposto devido, a multa é de R$ 165,74. O atraso começa a ser contado pela Receita Federal a partir do primeiro dia após o fim do prazo de entrega.

Outra consequência para quem não presta contas à Receita é ser incluído no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), que registra nomes daqueles que possuem dívidas não quitadas com órgãos e entidades federais.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.