
SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (24), o atualidades recebeu os economistas Éden Júnior e Lúcio Alves Silveira que analisaram o cenário da inflação no país, em especial os efeitos sentidos pelo consumidores no preço dos alimentos.
Nos últimos meses, o Brasil tem enfrentado um aumento significativo nos preços dos alimentos, afetando diretamente o custo de vida da população.
“No caso específico dos alimentos , no ano passado nós tivemos uma inflação de 4,83%, esse foi o IPCA de 2024. A inflação dos alimentos foi o dobro 8,23%. Por isso que a população está sentindo no bolso”, destacou Lúcio Alves Silveira.
Segundo o site Trading Economics, em fevereiro de 2025, o custo dos alimentos no Brasil aumentou 7% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Continua após a publicidade..
"Alguns fatores, como a pandemia, desarticularam a produção e ainda têm repercussões. Além disso, há questões climáticas pontuais. Especificamente no caso do Brasil, alguns números da economia estão em uma posição favorável, como a taxa de desemprego em torno de 6%, o que gera uma demanda muito grande, pois há poucas pessoas desempregadas. Isso é positivo, mas, por outro lado, se o país não está estruturalmente adaptado para fornecer todos os produtos que as pessoas podem comprar, isso acaba impactando o preço dos produtos em geral", disse Eden Júnior.
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Quaest revelou que em Fevereiro de 2025 mais de 90% das famílias brasileiras notaram a elevação dos preços dos alimentos no último mês.
Assista a entrevista completa.
Saiba Mais
- Fotógrafa gastronômica fala sobre técnica Food Styling
- Conheça os benefícios da dança para a saúde
- Maranhão além dos Lençóis: descubra destinos surpreendentes e pouco explorados no Estado
- Lipedema: conheça a doença que afeta 10% das mulheres
- Síndrome de burnout: como identificar a doença que afeta trabalhadores?
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias