SÃO LUÍS – Durante o programa Atualidades desta quinta-feira (28), a psicóloga Thatiane Aroucha e a jornalista e criadora de conteúdos literários, Inara Sales, destacaram alguns motivos que levam as pessoas a diminuírem o hábito da leitura.
"Eu acredito que tenham diversos fatores e em recente pesquisa eles apontaram alguns pontos que podem ter causado isso também como o preço dos livros, por serem mais caros as pessoas deixam de comprar. Só que também há uma controvérsia, porque as pessoas preferem comprar outras coisas do que comprar livros, aí vem o desinteresse pela leitura, a falta de incentivo. Hoje em dia a gente não tem muitas pessoas que incentivam a leitura, principalmente aqui no nosso estado. A gente tem 22 livrarias para mais de 6 milhões de pessoas", disse Inara Sales.
A 6ª edição da "Retratos da Leitura no Brasil" aponta que 53% dos entrevistados não leram nem mesmo parte de uma obra nos três meses anteriores à pesquisa. O número de não leitores verificado em 2024 representa um aumento de cinco pontos percentuais em relação ao de 2019, que era a edição mais recente da pesquisa.
Continua após a publicidade..
Os dados apontam que o país tem atualmente 93,4 milhões de leitores (considerando a população com cinco anos ou mais). Nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país, de acordo com os dados.
"De fato a falta de acesso ela dificulta o hábito de leitura, mas também a falta de estímulo. Quando nós falamos sobre leitura, nós falamos de um hábito. E quando falamos de hábito, precisamos entender o contexto que a pessoa vive. Será que essa pessoa teve contato com algum livro na infância? Será que essa família tem o hábito de leitura? Será que existem livros dentro dessa casa? Será que na escola que ela frequentou tem uma biblioteca? Então existem diversos fatores que contribuem hoje para o desinteresse da leitura. É importante a gente entender que são vários, de fato", afirmou Thatiane Aroucha.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias