SÃO LUÍS – Nesta quarta-feira (18), o cirurgião do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, Romerito Neiva, e a médica, que passou por um procedimento de transplante de rim, após 10 anos na fila de espera, Nayara Alencar, foram as entrevistadas da Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, elas falaram sobre a importância da doação de órgãos.
A doação de órgãos é um ato por meio do qual podem ser retirados órgãos ou tecidos de uma pessoa viva ou falecida (doadores) para serem usados no tratamento de outras pessoas (receptores), com o propósito de restabelecer as funções de um órgão ou tecido doente. A doação muito importante, pois pode salvar vidas.
O indivíduo que esteja precisando do órgão ou tecido receberá através da realização de um processo denominado transplante. O transplante é um procedimento cirúrgico em que um órgão ou tecido presente na pessoa doente (receptor) é substituído por um órgão ou tecido sadio proveniente de um doador.
De um doador é possível obter vários órgãos e tecidos para realização do transplante. Podem ser doados rins, fígado, coração, pulmões, pâncreas, intestino, córneas, valvas cardíacas, pele, ossos e tendões. Com isso, várias pessoas podem ser beneficiadas com os órgãos e tecidos provenientes de um mesmo doador. Geralmente, o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para as pessoas que precisam da doação. Todos os anos, milhares de vidas são salvas por meio desse gesto.
Continua após a publicidade..
“Eu queria que vocês (ouvintes) conversassem com as famílias de vocês, informar a vontade de ser doador. É muito importante, vai ajudar o nosso trabalho e a vida de muitas pessoas”, destacou Romerito Neiva.
“Sejam doadores de órgãos. É um ato de amor, avisem as famílias, é tudo que precisa. Se coloquem à disposição da doação de órgãos porque você pode salvar muitas vidas, vidas como a minha”, disse Nayara Alencar.
Assista.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias