ATUALIDADES

Inteligência artificial: o que observar?

Marcos Barros e Márcio Carneiro falaram sobre o assunto nesta terça-feira (13) no programa Atualidades

Mirante News FM

Atualizada em 14/08/2024 às 11h25
Marcos Barros e Márcio Carneiro, convidados da edição desta terça-feira (13) do programa Atualidades (Armando Mendes/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Nesta terça-feira (13), o Diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo CEUMA e Co-CEO do Oxygeni HUB Marcos Barros e o professor do curso de comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Márcio Carneiro foram os entrevistados da Rádio Mirante News FM no programa Atualidades. Durante a entrevista, eles falaram sobre a inteligência artificial, comentando sobre o seu funcionamento e impacto na sociedade.

A Inteligência Artificial (IA) se concretizou como uma ferramenta essencial na vida das pessoas e empresas. Ela está presente em casas, carros, celulares e até mesmo nos corpos humanos.

Um dos impactos mais esperados da IA no futuro é a sua influência no mercado de trabalho. Segundo um estudo da McKinsey Global Institute, até 800 milhões de empregos em todo o mundo podem ser automatizados pela IA até 2030. Isso representa cerca de 30% da força de trabalho global.

Contudo, a IA também gerará novos empregos. Ainda segundo o estudo, a IA criará aproximadamente 950 milhões de novos empregos até 2030. Porém, esses empregos vão exigir novas habilidades e conhecimentos.

Continua após a publicidade..

“A IA é muito antiga. Desde a década de 70 você já estava trabalhando com a IA, os estudos são antigos, mas o que a gente está vendo hoje é, na realidade, a popularização da IA, por conta dos recursos computacionais, que antes só os grandes fabricantes, comércios tinham, a Amazon usa a IA muito tempo, a Netflix utiliza desde o seu nascimento, e agora está em todos os nossos celulares, em todos os lugares. Então, eu acho que o que está acontecendo é isso, a popularização e com isso as dúvidas em relação à IA”, afirmou Marcos Barros.

“A inteligência artificial é uma área de conhecimento com décadas de desenvolvimento. Por exemplo, se você tem uma caixa de e-mail, uma caixinha de spam, você tem lá um modelo de aprendizado de máquina, de IA, fazendo um trabalho para você já há bastante tempo, você já é um usuário de IA hà muito tempo”, destacou Márcio Carneiro.

Ouça à entrevista na íntegra.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.