Cientistas anunciaram nesta segunda-feira (10) a descoberta, pela primeira vez, de cristais de gelo de água perto do equador de Marte, na região de Tharsis, um enorme planalto vulcânico, onde se acreditava ser inviável a formação de gelo.
O achado inédito foi confirmado por observações das sondas ExoMars e Mars Express, missões não tripuladas da Agência Espacial Europeia (ESA).
A geada, embora muito fina (com a espessura de um fio de cabelo humano), cobre uma grande área e se forma durante algumas horas ao amanhecer, evaporando com a luz do sol.
Continua após a publicidade..
Durante as estações frias, a quantidade de água que se move entre a superfície marciana e a atmosfera é equivalente a cerca de 60 piscinas olímpicas por dia.
Na região marciana de Tharsis, há vários vulcões, incluindo o Monte Olimpo e os Tharsis Montes, formações geológicas colossais, que se erguem acima das planícies circundantes da região a alturas que variam de uma (Pavonis Mons) a três (Olympus Mons) vezes a do nosso terráqueo Monte Everest, no Nepal.
A descoberta sugere que a compreensão sobre a formação e distribuição de água em Marte ainda não está completa, um achado importante, visto que a presença de água é crucial para entender a possibilidade de vida no planeta vermelho e também pode influenciar futuras missões de exploração.
Saiba Mais
- Homem tatua nome de Elon Musk na testa para ganhar viagem à Marte
- Helicóptero Ingenuity, da Nasa, faz voo teste com êxito em Marte
- Arco-íris em Marte? Perseverance captura imagem e esclarece mistério
- Robô será lançado para Marte; amostras só chegam à Terra em 2031
- Nasa anuncia evidências de água corrente em Marte
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias