Deixa Eu Te Contar

Ademar Danilo destaca legado do reggae no Maranhão

Diretor do Museu do Reggae fala sobre a história do reggae no Maranhão e sua importância para a cultura maranhense

Mirante FM

Em alusão ao mês nacional do reggae, o programa Deixa Eu Te Contar, da Mirante FM, recebeu nesta quarta-feira o jornalista, DJ, turismólogo e diretor do Museu do Reggae, Ademar Danilo, para a entrevista especial do programa.

Ademar Danilo - Diretor do Museu do Reggae

Durante a conversa, o convidado destacou a relevância histórica e cultural do reggae no Maranhão, abordando a consolidação do ritmo como uma das principais expressões de identidade popular em São Luís, cidade reconhecida nacionalmente como a “Jamaica Brasileira”. Segundo Ademar Danilo, o reggae ultrapassou os limites da música e passou a ocupar um espaço importante na construção social e cultural da capital maranhense.

O diretor do Museu do Reggae também explicou como o movimento foi se transformando ao longo dos anos, dando origem a diferentes vertentes, como o reggae roots, o reggae de radiola e o reggae de praia. Apesar das mudanças e das adaptações necessárias diante das legislações relacionadas à emissão sonora em São Luís, Ademar ressaltou que o movimento permanece forte e continua se reinventando sem perder sua essência.

Outro ponto abordado durante a entrevista foi a maneira como o público maranhense se apropriou culturalmente do reggae. Ademar relembrou que muitas músicas passaram a ser identificadas pelos chamados “melôs”, apelidos criados pela população para facilitar a identificação das canções tocadas nas radiolas, já que grande parte do público não conhecia os títulos originais em inglês. Para ele, esse processo de adaptação foi fundamental para aproximar ainda mais o ritmo da população e contribuir para sua permanência ao longo das décadas.

A entrevista também destacou curiosidades relacionadas ao Dia Nacional do Reggae, celebrado em 11 de maio. A data foi instituída por lei federal em homenagem à morte de Bob Marley, principal nome mundial do gênero. Ademar explicou que, na Jamaica, as celebrações costumam ocorrer em 6 de fevereiro, data de nascimento do artista, o que torna incomum, para os jamaicanos, a associação comemorativa ao dia de sua morte.

Durante a participação, Ademar Danilo também ressaltou a contribuição do reggae para o fortalecimento do afroturismo em São Luís. Segundo ele, o reconhecimento recente da capital maranhense como melhor destino de afroturismo do Brasil possui relação direta com a força cultural construída pelo movimento reggae no estado.

Ao final da entrevista, o diretor do Museu do Reggae convidou a população a visitar o espaço, dedicado à preservação da memória do reggae maranhense, reunindo acervo histórico, registros das radiolas e documentos sobre a trajetória do movimento no Maranhão.

O entrevistado também reforçou o convite para o Tributo a Bob Marley, realizado nesta quinta-feira, dia 14, a partir das 17h, na Escadaria da Rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís. O local é um dos principais pontos culturais da capital e reúne anualmente admiradores do reggae em uma celebração marcada pela música e pela valorização da cultura jamaicana no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.