Tutuca Viana lança disco genuínamente de samba para correr mundo
O Samba Não Tem Hora será lançado em show nesta quinta-feira, dia 17 de abril, no Teatro João do Vale, com participações de Léo Viana, Marconi Rezende e Nivaldo Santos. A entrada é gratuita

O cantor Tutuca Viana realiza nesta quinta-feira (17/4) show de lançamento do seu álbum "O Samba Não Tem Hora". A apresentação acontece a partir das 20h, no Teatro João do Vale, em São Luís. A entrada é gratuita.
O artista vai receber como participações especiais em seu show o filho Léo Viana, além de Marconi Rezende e Nivaldo Santos. O álbum é dedicado ao Samba, gênero que faz parte da formação artística do cantor e conta com sete composições que ganharam arranjos especiais.
O disco de samba-choro para o Brasil e o resto do mundo ouvir
Com sete composições especiais que receberam arranjos únicos, o novo trabalho promete conquistar o público com sua autenticidade e emoção.
A ideia, a princípio, era de gravar um EP, registrando as músicas em estúdio próprio, montado em casa. Mas a iniciativa cresceu e ganhou ares nacionais, tendo neste trabalho a presença luxuosa de dois grandes arranjadores: Milton Mori e Zé Barbeiro.
Mori toca cavaquinho, bandolim e assina os arranjos na produção musical das faixas Coisa mais linda, Conversa de comadre e Nada como o tempo. Já o mestre Zé Barbeiro executa o seu inseparável violão de sete cordas e arranjos em O meu samba somos nós, O samba não tem hora e Samba da incerteza.
Além deles, as músicas que foram gravadas, mixadas e masterizadas no Estúdio 185 (SP) teve ainda participações dos instrumentistas Alexandre Ribeiro (clarinete), Roberta Valente (pandeiro) e Júlio César Barros (percussão).
Continua após a publicidade..
A faixa Violão barraco foi gravada no La Maison Estúdio por Didier Fernan (RJ) e teve o arranjo criado por outro craque da música instrumental brasileira, com 60 anos de carreira, Filó Machado, ao violão, e mais: Nema Antunes (baixo), Erivelton Silva (bateria) e Marco Brito (piano). Em São Luís, Tutuca Viana gravou as vozes e backing vocais de Dicy e Helyne Carvalho no Estúdio DuContra.
Apostando em toda riqueza e versatilidade que o gênero musical possui, Tutuca Viana acredita que o grande diferencial deste novo álbum seja a sua própria verdade, o seu jeito de tocar samba. “Fechar o repertório foi super complicado. A escolha me exigiu muita atenção, pela quantidade de composições e parcerias que tenho. Durante a pandemia eu tive mais tempo pra pensar sobre isso e a música me consolou muito naquela época, foi um – chão – e foi uma fuga também”, conta.
A música como fonte de conforto e inspiração
Ainda ao falar sobre o processo de seleção do repertório, Tutuca Viana revelou que foi um desafio considerável devido à quantidade de composições e parcerias em sua carreira. O cantor destacou a importância da música como fonte de conforto e inspiração, especialmente durante o período de isolamento social causado pela pandemia, que levou os artistas a uma profunda reflexão sobre o papel da arte em momentos difíceis.
Tutuca em conexão com o fazer música e a produção cultural
Com uma carreira sólida de 34 anos, Tutuca Viana se destaca não apenas como artista, mas também como produtor cultural e idealizador de importantes festivais de música, como o consagrado Lençóis Jazz & Blues Festival. Realizado anualmente em São Luís e Barreirinhas, o evento se tornou uma referência no cenário musical do Maranhão, promovendo a diversidade e a qualidade da música brasileira.
Além do Lençóis Jazz & Blues Festival, Tutuca Viana também é responsável por outros projetos culturais de sucesso, como o Palco Mundo em São Luís, o Culturarte e o São José de Ribamar Jazz & Blues Festival, realizado na cidade balneária localizada na região metropolitana da capital maranhense. Sua contribuição para a cena artística local e nacional é inegável, consolidando-o como um dos nomes mais importantes da música brasileira contemporânea. “O Samba não tem hora!” está disponível em todas as plataformas digitais.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.