Na pauta do PLUGADO NA MIRANTE, a ECONOMIA CRIATIVA e o AFROEMPREENDEDORISMO tendo a TOK AFRICANO como referência. E representando a marca EDNEIDE DOS SANTOS BALDEZ. Disse ela, ao participar do quadro TROCA DE IDEIA, que gosta de ser identificada como NEIDE BALDEZ, Mulher Preta, mãe de dois filhos (casal) e graduada em Administração e, atualmente, afro-empreendedora, que acredita na CRIATIVIDADE como HABILIDADE DO PRESENTE.
Com seu jeitão carismático e dinâmico, NEIDE comentou sobre o surgimento da TOK AFRICANO, o seu empreendimento, trocado por ela por um trabalho de carteira assinada.
"A Tok Africano nasceu em 2023 de uma decisão de não trabalhar mais CLT, já havia sido empreendedora anteriormente no ramo alimentício durante cinco anos mais deixei por questões de falta de segurança. Voltei a CLT em 2022 mas não consegui me adequar, voltei a empreender. Partindo de uma análise de mercado, pesquisas e estudos, descobri que havia uma grande oportunidade no empreendedorismo preto, decidi investir e me redescobrir profissional e pessoalmente nesse processo", explica.
Continua após a publicidade..
A Tok Africano é uma loja online e também funciona em espaço físico colaborativo na galeria 66, participando de Feirinhas de Exposição Intinerantes, na busca de obter visibilidade a marca.
"Meu negócio não oferece apenas Turbantes, acessórios e Bijuterias com temática africana, mas tem como propósito proporcionar e facilitar a conexão de nossos amigos clientes com sua ancestralidade, realçando sua beleza exterior e interior, e claro, empoderando", assegura.
Ainda, como parte da conversa, NEIDE destaca a conexão dela com redes de apoio de afro-empreendedores existentes no Maranhão e fora do Estado. "Gosto de buscar para o meu dia a dia e para o sucesso do meu empreendimento o conhecimento. Buscar novas informações, novas ideias, é uma necessidade em um mundo capitalista selvagem", argumenta.
Saiba Mais
- Veja as principais tendências da Semana de Moda de Milão
- Concurso de moda nacional premiará estudantes do Nordeste com até R$30 mil
- A cor da virada de ano
- Estilistas levam riquezas do Maranhão para maior evento de moda sustentável da América Latina
- Iniciativa que vai investir R$ 500 mil em projetos de moda está com inscrições abertas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira