Troca de Ideia

Salgado Maranhão na Academia Maranhense de Letras

Natural de Caxias, município maranhense, residente no Rio de Janeiro, o escritor, poeta, jornalista e compositor-letrista vai assumir a cadeira do também escritor e jornalista Antônio Carlos Lima, que morreu no ano passado.

Pedro Sobrinho /Jornalista

Atualizada em 28/03/2024 às 09h19

SALGADO MARANHÃO para a Cadeira 7, que era ocupada pelo jornalista e escritor Antônio Carlos Lima, morto em outubro de 2023. Salgado obteve 32 dos 35 votos válidos.

Flávia Bittencourt, Salgado Maranhão, Zezé Mota e Félix Alberto. Foto: Arquivo/Félix Alberto

Em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, SALGADO MARANHÃO falou da poesia como alimento da sua vida, premiações, entre outras conquistas como escritor, além do reconhecimento em ter seu nome como membro da AML e da importância e responsabilidade em ocupar a cadeira pertencente ao jornalista e escritor ANTÔNIO CARLOS LIMA. Saiba mais acessando o podcast da MIRANTE FM nas plataformas de streaming (soundcloud, spotify).

HISTÓRICO
 
JOSÉ SALGADO SANTOS COSTA MARANHÃO é natural de Caxias (MA). Na adolescência migrou para Teresina, com a família, e descobriu a poesia canônica lendo Camões, Gonçalves Dias, Fernando Pessoa, Maiakovski, entre outros. Em 1972, conheceu o poeta tropicalista Torquato Neto, que o aconselhou a ir para o Rio de Janeiro, onde vive até hoje.
 
Seus primeiros poemas saíram na antologia “Ebulição da Escrivatura” (Ed. Civilização Brasileira, RJ, 1978). De lá para cá, publicou 19 livros e ganhou uma dezena de prêmios literários, tais como o Prêmio Jabuti (2 vezes), o Pen Clube e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Sua obra tem reconhecimento internacional, com poemas traduzidos em inglês, francês, espanhol, japonês, alemão esperanto e árabe. Mais de 100 universidades americanas lhe convidaram para conferências nos últimos 12 anos, e seus textos saíram no “The New York Times”.
 
Além de poeta e jornalista, Salgado Maranhão é também compositor-letrista, tendo realizado parcerias e gravações com os principais artistas da música brasileira, entre eles Ivan Lins, Paulinho da Viola, Elton Medeiros, Zé Américo Bastos, Zeca Baleiro, Vital Farias, Martinho da Vila, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Elba Ramalho Zizi Possi e Alcione.
 
Por conta da história de vida e da sua impactante trajetória literária, o poeta recebeu, em 2017, o Título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí. E, em 2022, foi a vez da UFMA lhe acolher com a mesma láurea.

Questionado sobre a posse para ocupar a cadeira de número 7 na ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS, SALGADO MARANHÃO disse que está prevista para junho deste ano. Para a diretoria da AML, o escritor e poeta eleito tem o prazo de seis meses para tomar posse na Academia Maranhense de Letras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.