Incentivo Cultural

Lançado Edital Rumos Itaú Cultural 2023-2024

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (31/7), em coletiva de imprensa on-line, com a participação de Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, e Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 31/07/2023 às 21h07

É hora de usar a criatividade. A 20ª edição do Rumos Itaú Cultural chega com novidades. Agora, um dos maiores editais privados de financiamento de propostas culturais tem como foco a seleção de projetos de criação que tenham como finalidade uma obra ou produção intelectual/artística relacionados à arte e à cultura brasileiras.

Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural. Foto: Ascom/Itaú Cultural

As inscrições para o edital Rumos 2023-2024, do Itaú Cultural, abrem nesta terça-feira (1°) e podem ser realizadas até 22 de setembro, através do site oficial. Em sua 20ª edição, o projeto foi remodelado, passando a aceitar somente projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (31/7), em coletiva de imprensa on-line, com a participação de Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, e Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural.

Dentro do conceito estabelecido pelo edital, podem ser contempladas ações ou etapas criativas para o desenvolvimento de projetos em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia. A seleção abrange as seguintes linguagens: arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, literatura, performance, música, teatro, games e HQ.

Propostas de encontros, cursos, oficinas, seminários, mostras, festivais, feiras, circulação, preservação, restauração, higienização, catalogação, organização e recuperação de acervos e programas de formação não serão aceitas pelo edital.

“O Rumos é a principal ação de fomento do Itaú Cultural para artistas. A mudança de escopo para esta edição se dá em um momento no qual valorizamos ainda mais o processo criativo, uma etapa que ainda não é tão respaldada em outros editais de fomento”, diz Valéria Toloi, gerente do núcleo de Formação do Itaú Cultural. “Buscamos projetos em que a criação artística está em evidência, tendo como critérios a singularidade, a consistência e a relevância. Esta é a característica primordial do programa, que sempre buscou estar próximo do que é mais inventivo no fazer das artes”, completa.

Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú. Foto: Ascom/Itaú Cultural

Caminhada

A equipe do Itaú Cultural percorrerá presencialmente todas as capitais do país para apresentar o programa. Em São Luís, o evento será realizado no dia 25 de março, em local a confirmar.

Como já é tradição, a equipe Itaú Cultural percorrerá presencialmente todos os estados do país, visitando as capitais e o Distrito Federal com a CAMINHADA RUMOS. O intuito é dar a conhecer o edital, tirar as dúvidas e trocar informações sobre a premência cultural e artística de cada localidade. Em São Luís, o evento será realizado no dia 25 de março, em local a confirmar.

A primeira Caminhada Rumos será realizada na terça-feira, 1 de agosto (data de abertura das inscrições), das 20h às 21h30. Valéria Toloi, gerente do Núcleo de Formação do Itaú Cultural e responsável por esta edição do programa, e Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas, Literatura e Música,  esclarecerão dúvidas dos processos de inscrição e avaliação.

O evento acontecerá na Sala Itaú Cultural (sem reserva de ingressos, sujeito à lotação), com interpretação em Libras e transmissão ao vivo pela página do YouTube do Itaú Cultural. A gravação ficará disponível em rumositaucultural.org.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.