Reggae

Reggae Point chega em Imperatriz Via-Satélite

É mais uma conquista do programa de reggae da Mirante FM de São Luís: pioneiro e campeão de audiência em frequência modulada do rádio maranhense

Pedro Sobrinho/ Jornalista Mirante FM

Atualizada em 26/06/2023 às 10h25

A saga do som jamaicano na MIRANTE FM vem desde a sua criação em 8 de setembro de 1981. Mas, tudo começou lá atrás, mais precisamente em 1985, com o REGGAE NIGHT, sob o comando de ADEMAR DANILO e FAUZY BEYDOUN. Mesmo com o fim deste ciclo do reggae, a emissora continuou a acreditar no gênero jamaicano, como um pilar dentro da sua grade de programação. Veio o REGGAE POINT, com outro derivado, ou seja, o REGGAE VIBE, todos eles sob o comando do DJ VALDINEY, que herdou o programa do primo TONY TAVARES, pioneiro nesta fase do reggae na MIRANTE FM.

DJ Valdiney: o Reggae Point e Reggae Vibe têm como proposta atravessar o Estreito dos Mosquitos para dialogar com o mundo. Foto: Divulgação

E nesta trajetória marcada sempre por inovações, o DJ VALDINEY se mantem atento, forte e atuante, de segunda a sexta, das 19h às 21h, com o REGGAE POINT, No sábado, das 19h às 21h, ele comanda o REGGAE VIBE, e no domingo, REGGAE POINT, das 8h às 10h.

Para o DJ VALDINEY, os dois programas de reggae têm como proposta atravessar o ESTREITO DOS MOSQUITOS para DIALOGAR com o MARANHÃO, o BRASIL e o RESTO DO MUNDO.

- Sempre foi uma filosofia de trabalho com o reggae de divulgar o que se toca e informamos no programa, de toda a cadeia produtiva do reggae em São Luís, do que ainda tá sendo produzido na Jamaica e por onde se produz reggae no mundo, para dentro do programa e estender isso, para além do Estreito dos Mosquitos. Faço isso com inovação, ou seja, tocando as novas vertentes do reggae, mas respeitando a tradição dos velhos e bons reggaes produzidos nas décadas de 70 e 80, que a grande potência do reggae consumido pelo maranhense, com a sua particularidade, em ouvir o que ele conceitua de melô e dançar agarradinho - explica.

Como afirma o DJ Valdinei, o REGGAE é uma vitrine na programação da MIRANTE FM. O REGGAE POINT e o REGGAE VIBE têm uma audiência extraordinária nas cidades do norte e litoral maranhense. Segundo ele, essa audiência chega por meio do aplicativo da emissora, do bom sinal da rádio nestes lugares e pela convergência da rede de rádio Mirante.

- Quando chego em algumas cidades do Maranhão, tais como, Cedral, Cururupu, São Bento, no litoral maranhense, as pessoas param pra conversar comigo e rasgar elogios ao programa, a rádio Mirante FM, por levar o Reggae Point e o Reggae Vibes até elas. Isso é possível pelas ferramentas que a Mirante FM possui que facilita que a gente chegue com força nessas cidades. É por meio de aplicativo, pelo sinal da FM e convergência em rede de rádios da Mirante FM. Agora mesmo estamos em Imperatriz com o Reggae Point todos os dias Via-Satélite - comenta. 

Evandro Costa, gerente da Mirante FM, diz que o reggae faz parte do contexto cultural do maranhense. Para ele é importante investir no gênero musical jamaicano na grade de programação da Mirante FM. Foto: Divulgação

O reggae no dia a dia do maranhense

Continua após a publicidade..

Para EVANDRO COSTA, gerente da MIRANTE FM, a emissora apoia e carrega o reggae, como um gênero musical, que faz parte do contexto cultural maranhense. Ele também destaca a experiência do programa REGGAE POINT, na MIRANTE FM, agora VIA SATÉLITE pela MIRANTE FM de IMPERATRIZ.

- O reggae é um elemento a mais a fazer parte do contexto cultural do Maranhão. E vale destacar que a Mirante FM sempre apoiou o reggae. Somos pioneiros com a criação do programa Reggae Night. E nós temos o DJ Valdinei, prata da casa, excelente profissional, que conquistou com o sucesso junto à massa regueira do Maranhão. Ele tem carisma com os ouvintes e faz incursão pelas periferias de São Luís, pelo interior do Estado. Nós escolhemos Imperatriz, como a segunda maior cidade do Maranhão, para esta parceria Via Satélite, em tempo real. É a primeira rádio em que nós estamos, efetivamente, em rede. Hoje, com as Mirantes de São Luís e Imperatriz, nós podemos comercializar tanto ida quanto vinda. A gente deu o start daqui da Mirante FM de São Luís com a entrada do Reggae Point, em uma hora diária do programa, ou seja, das 19h às 21h, juntos e misturados. Estamos há quase dois meses em fase experimental. Acredito eu que atingimos o que queríamos na cidade, pois acreditamos no potencial do reggae, por isso que estamos investindo nele. E vem mais novidades por aí  - assegura.

Cid Moreno, gerente da Mirante FM de Imperatriz: a chegada do Reggae Point nesta conexão Via Satélite com a Mirante FM São Luís/Imperatriz foi bem recebida pela emissora e pela cidade. Fptp

Para CID MORENO, gerente da MIRANTE FM de IMPERATRIZ, desde 2010, a chegada com o REGGAE POINT nesta conexão VIA SATÉLITE com a MIRANTE FM de IMPERATRIZ foi bem recebida pela emissora e pela cidade.

- Além do programa local que já temos, o STAR REGGAE, exibido aos sábados, das 16h às 19h, o reggae aqui em Imperatriz está bem representado pelas radiolas, dj´s e festas. E a vinda do Reggae Point nesta conexão via-satélite com a Mirante FM de São Luís surge como uma boa mudança na grade da nossa programação, veio pra somar, contribuir para o fortalecimento, aumentar, ainda, mais a audiência do reggae no rádio, na cidade de Imperatriz e comercialmente. A gente não tem uma pesquisa de campo sobre audiência, mas acreditamos no sucesso - enfatiza.

Ouvinte: o protagonista

O DJ Valdiney recebe com alegria esta inovação de alcançar o Maranhão, em especial a cidade de Imperatriz. Para ele, é dinamizar o programa, e quem ganha é o ouvinte o grande aliado e o principal protagonista para manter o reggae no rádio em evidência.

- Além das ferramentas já existentes como aliados dos programas Reggae Point e Reggae Vibes para alavancar audiência dentro e fora de São Luís, esta inovação do programa chegar até Imperatriz com a Mirante FM sendo cabeça de rede é uma conquista merecida do programa. E quem ganha com isso é o ouvinte e o movimento reggae no Maranhão - elogia. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.