Troca de Ideia

Fernando Mendonça comemora 40 anos de arte com exposição

A exposição está marcada para novembro, em São Luís. Ele também participa dos 20 anos do Tecnomacumba, projeto criado pela cantora maranhense Rita Benneditto, neste sábado (3/6) em SP.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 06/06/2023 às 13h04

Alguém disse em uma resenha e eu li que tudo nele parece um ENIGMA a ser desvendado. O nome do ENIGMA é FERNANDO MENDONÇA, um maranhense da cidade de BACURITUBA, localizada na BAIXADA MARANHENSE, um vilarejo com pouco mais de 5 mil habitantes.

Acompanhado por Fernando Mendonça na Pedra do Sal, no Morro da Conceição (RJ). Foto: Divulgação

Numa passagem meteórica pelo RIO DE JANEIRO, aproveitei para uma TROCA DE IDEIA com FERNANDO PESSOA. Tudo começou depois de um passeio pelo bairro da GAMBOA e o MORRO DA CONCEIÇÃO, em que tive o privilégio de uma AULA de HISTÓRIA dada por ELE sobre esta PEQUENA ÁFRICA, situada na ZONA PORTUÁRIA desta CIDADE SEMPRE MARAVILHOSA.

INQUIETO e INSTIGANTE não perdi tempo e aproveitei um momento do passeio para sentar no banquinho em um dos becos do MORRO DA CONCEIÇÃO degustando um MINGAU DE MILHO, para uma conversa informal, com ruídos da vizinhança e de quem passeava pelo local. Foi um papo reto em que ele destacou a participação no show de 20 anos do projeto TECNOMACUMBA da cantora RITA BENNEDITTO, neste sábado (3/6), em SÃO PAULO, e da EXPOSIÇÃO que fará em SÃO LUÍS, emm NOVEMBRO, na GALERIA HUM, para celebrar os seus 40 anos em cumplicidade com as ARTES PLÁSTICAS. Saiba mais sobre a TROCA DE IDEIA  curtindo o PODCAST PLUGADO MIRANTE FM.

Perfil

Fernando nasceu em berço de artistas. Seu pai era saxofonista e a mãe artesã na pequena Bacuritiba. Aos14 anos, a vida no vilarejo já não cabia nas exigências de sua alma inquieta. Foi morar em São Luis do Maranhão, onde logo ingressou num grupo artístico da cidade, o Laborarte, ali pela década de 70. Em 1980, foi mais longe: partiu para o Rio de Janeiro, onde tornou-se amigo e discípulo de Rubens Guerchman, o artista vanguardista que muitas vezes usou a arte para questionar a opressão e a desigualdade social no período da ditadura militar.

O artista  

Maranhense de Bacurituba, Fernando Mendonça veio para São Luís e cresceu com a arte pulsando em todas as partes do corpo. Em 1978 integrou o grupo Laboarte e, dois anos depois, foi para o Rio de Janeiro, onde frequentou, até 1985, na Escola de Artes Visuais, as aulas de Celeida Tostes, Rubens Gerchman e Enéas Valle.

Fernando Mendonça é um dos nomes mais brilhantes das artes plásticas maranhense. Ele já realizou diversas exposições com grande aceitação por parte da crítica e do público, entre elas o Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro; Salão Paraense (PA); Feira Internacional de Arte Contemporânea, em Paris, em Veneza, na Itália, além do Maranhão, sua terra natal. Atualmente ele reside no Rio de Janeiro, onde mantem o seu ateliê

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.