Com o Afeto das Canções

Joãozinho Ribeiro faz show no Convento das Mercês nesta sexta-feira

O compositor e Rita Benneditto trocaram ideia no Plugado, na Mirante FM, Eles falaram da cumplicidade musical e opinaram sobre a escolha de Margareth Menezes para o MInistério da Cultura

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 19/12/2022 às 22h02
Rita Benneditto e Joãozinho Ribeiro no Plugado, na Mirante FM, apresentado pelo jornalista Pedro Sobrinho. Foto: Paula Brito (Paula Brito)

O quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na noite dessa quarta-feira (15/12), proporcionou o encontro entre JOÃOZINHO RIBEIRO e RITA BENNEDITTO. Os dois conversaram sobre a segunda edição do show “Com o afeto das canções II”. 

Beneficente o evento – cuja primeira edição aconteceu ano passado – ocupa o pátio do Convento das Mercês (Rua da Palma, Desterro), nesta sexta-feira (16/12), às 20h. A entrada é gratuita, com a sugestão da doação de um quilo de alimento não-perecível; a arrecadação será destinada a comunidades carentes do entorno da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), instituição sediada no prédio secular do Centro Histórico da capital maranhense, que completou recentemente 25 anos de inclusão na lista de cidades patrimônio mundial da Unesco.

- Esse show é uma festa da diversidade, do acolhimento. Após quatro anos de massacres diariamente desferidos contra a cultura brasileira, para citar apenas uma área, voltamos a respirar ares democráticos e plurais, voltamos a ser um país, feito de nossa diversidade e riqueza culturais, é o que nos propomos a celebrar, com todo afeto das canções - anuncia o compositor anfitrião.

Joãozinho Ribeiro terá como convidados especiais o Bloco Afro Akomabu, George Gomes, Rosa Reis, Célia Maria, Josias Sobrinho, Rita Benneditto, que participa pela segunda vez desta celebração musical. Para ela, a a cumplicidade musical com Joãozinho Ribeiro vem de longas datas e cita como exemplo o projeto "CORRE BEIRADA".

- Lá nos meus primórdios, na minha caminhada artística Joãozinho já era uma referência, assim com Josias, Sérgio Habibe, Chico Maranhão. Fizemos o Corre Beirada, a ideia era fazer shows na periferia de São Luís. Enfim, temos uma relação musical, de amizade muito forte - ressalta.

Cultura como gestão e investimento

Indagados sobre o retorno do Ministério da Cultura, da escolha de Margareth Menezes, mulher, negra, ativista e cantora, como ministra da Cultura, Joãozinho Ribeiro e Rita Benneditto rasgaram elogios a artista. Para Joãozinho, Margareth Menezes como artista já é admirada e vencedora.

- Ela é uma mulher guerreira, tem vários projetos, é uma mulher negra, nordestina e muito importante nesse processo de reconstrução nacional. Espero que ela monte uma boa equipe e possa reestruturar a cultura como política pública no Brasil - frisa.

Para Rita, o presidente eleito Lula acerta na escolha, mas alerta para uma política cultural mais consistente no país.

- A cultura brasileira sofre de um descaso que vem de longas datas e de muitos governos vivendo com falta de investimento. É necessário que se pense cultura de forma perene e absoluta. Estou feliz com a escolha de Margareth Menezes e da sensibilidade do presidente Lula nas escolhas dos gestores. E Margareth Menezes é cantora, ativista, negra e tem uma presença na gestão de projeto culturais, não apenas na Bahia, mas pelo Brasil. Enfim, não é porque Lula voltou, mas nós artistas, gestores, precisamos tratar a cultura definitivamente como um projeto de gestão, fundo de investimento para que seja sempre mantido - defende.

Sobre o show

O espetáculo é uma realização da Dupla Criação e Fundação da Memória Republicana, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma) e Potiguar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Rui Mário (sanfona, piano e direção musical), Marquinhos Carcará (percussão), Danilo Santos (saxofone e flauta), Hugo Carafunim (trompete), Robertinho Chinês (cavaquinho e bandolim), Arlindo Pipiu (contrabaixo), Tiago Fernandes (violão sete cordas), Ronald Nascimento (bateria), Katia Espíndola (vocal) e Mariana Rosa (vocal) formam a superbanda que acompanhará Joãozinho Ribeiro e convidados em “Com o afeto das canções II”.

O repertório do show alinhava clássicos da lavra de Joãozinho Ribeiro a músicas inéditas. A pandemia de covid-19 e o isolamento social por ela imposto renderam ao artista dezenas de novas composições, sozinho ou em parceria. Entre os gêneros abordados no roteiro figuram baião, balada, bolero, bumba meu boi, carimbó, divino, ijexá, maxixe, merengue, reggae, salsa, samba e tambor de crioula.

https://soundcloud.com/mirantefm961/plugado-79-joaozinho-ribeiro-e-rita-benneditto?utm_source=clipboard&utm_medium=text&utm_campaign=social_sharing

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.