MPM

César Nascimento lança "Violão de Coreiro", dia 4 de maio, no Teatro Artur Azevedo

O CD/DVD passeia pela trajetória artística de César Nascimento, por acaso nascido no Piauí, mas maranhense de alma e música

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
César Nascimento e o seu Violão de Coreiro (Mari Rocha)

O cantor e compositor César Nascimento virá a São Luís (MA) para fazer lançamento do novo CD/DVD “Violão de Coreiro – A composição de César Nascimento e seu violão”.

O show ocorre dia 4 de maio, sexta-feira, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo (rua do Sol, Centro). Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será doada ao Lar Pouso da Esperança.

Além do show, estão previstas ainda oficinas e apresentações nos municípios maranhenses de Caxias e Paço do Lumiar, entre os dias 6 e 12 de maio.

Convidados

No show do TAA, César Nascimento recebe no palco: Nelson Faria, Paulo Calasans e Manassés de Sousa, expoentes da música instrumental brasileira, reconhecidos e bastante requisitados mercado musical internacional. E também: Renata e Ícaro Gaspar, o cantor e compositor, líder da Banda Tribo de Jah, Fauzi Beyndoun e o baixista Gérson da Conceição.

Todos participaram da gravação do CD/DVD, e são especialmente convidados para ocasião de lançamento da obra em São Luís (MA). A banda é formada por Moisés Mota (bateria), Gérson da Conceição (baixo), Rui Mário (piano e acordeon), Edson Bastos (violões aço e nylon), Carlos Pial (percussão), Ícaro Gaspar (vocal), com técnica de sonorização de Gabriel Tauk e coordenação geral de César Nascimento.

Violão de Coreiro

O CD/DVD passeia pela trajetória artística de César Nascimento, por acaso nascido no Piauí, mas maranhense de alma e música – com título concedido pela Assembleia Legislativa do Estado, bem como à sua música Ilha magnética, espécie de hino paralelo de São Luís (não registrada no dvd/cd), tornada bem cultural do Maranhão por decreto legislativo.

César Nascimento é também Cidadão Ludovicense, em título concedido pela Câmara Municipal. Por aqui aprendeu a percussão maranhense como coreiro do Tambor de Crioula de Mestre Felipe, que difunde na oficina “Crivador, matraca e pandeirão – uma viagem pelos ritmos do Maranhão”, que ministra onde quer que seja chamado desde 1996.

O trabalho mapeia mais de 30 anos de carreira de César Nascimento, contados a partir de sua participação no histórico LP do Festival Viva de Música Popular do Maranhão, em 1985. O DVD/CD alterna hits radiofônicos de sua autoria, músicas menos conhecidas e a inédita, antenada e bem-humorada You no tube também (parceria com Almino Henrique), sempre valorizando as nuances de seu violão, longe de didático ou hermético.

Continua após a publicidade..

Apaixonado pelos ritmos da cultura popular do Maranhão, o artista transpôs para as seis cordas a polirritmia dos diversos sotaques do bumba meu boi, o frenesi contagiante do tambor de crioula e a pulsação do reggae, entre outras levadas.

Gravação

Gravado entre Rio de Janeiro e São Luís, o disco entoa os terreiros e arraiais, em uma autêntica atmosfera junina.

Por falar em divindades, César Nascimento está cercado de grandes nomes da música brasileira para revisitar o repertório autoral do CD/DVD. Cacau Amaral, Camaleão, Fauzi Beydoun, Gerson da Conceição, Guilherme Mará, Ícaro Gaspar, Manassés, Nelson Faria, Pandeiro Repique Duo, Paulo Calazans, Renata Gaspar, Santiago Batera, Trio Cazumbá e Zé Américo Bastos (em ordem alfabética). comparecem entre o ofício musical, depoimentos e bastidores, dividindo com o anfitrião o setlist de Violão de Coreiro.

Repertório

Entre as faixas de Violão de Coreiro estão "Catirina e o Mar", em cujos versos César Nascimento une os universos da cultura popular do Maranhão com outras expressões artísticas como a pintura e o cinema, em citações de Salvador Dali, Caribé e Neville d’Almeida, entre outros, Reggae sanfonado, também pródiga em citações – Bob Marley, Luiz Gonzaga, Paulinho da Viola e o Bloco Tradicional Os Foliões –, Maguinha do Sá Viana (parceria com Alê Muniz), O Radinho e Sapato pra todo pé (parceria com Vicente Telles), entre outras.

O verso inicial de Catirina e o mar (que abre o dvd/cd) é um convite: “ê, Catirina, venha ver a pintura que acabei de conceber”. É literalmente uma pintura este mosaico musical de um artista radicado há 18 anos no Rio de Janeiro, que tem dedicado vida e obra a fazer ecoar por onde anda os tambores do Maranhão – e para isso, está mais que provado, precisa apenas de seu violão. De coreiro.

Ficha técnica

Violão de Coreiro tem direção, roteiro e montagem de Felipe Hutter, direção musical e coordenação geral de César Nascimento, gravação e mixagem de Gabriel Tauk, masterização de Alexandre Rabaço, direção de arte de Davi Theo e Raquel Theo (que também assina o cenário), produção de Mariana Musse, imagens de Felipe Hutter, Gregori Bastos e Milosz Wieckowski, produção executiva de Wilson Zara, finalização e autoração de Cartola Studio.

CD e DVD, show de lançamento e oficinas têm patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.