Bricabraque é o nome do EP do maranhense Jorge Macau
Lançado no Plugado, na Mirante FM, o novo disco do cantor e compositor, nascido em São Luís, atualmente morando em Goiânia, reúne seis faixas disponíveis nas plataformas de streaming
Jorge Macau é cantor e compositor maranhense, que imprime autenticidade, sensibilidade e identidade em tudo o que canta e compõe. Nascido em São Luís do Maranhão há 58 anos e atualmente morando em Goiânia - GO, o artista combina MPB e pop contemporâneo em uma estética própria, marcada por melodias acessíveis, letras poéticas sintéticas de forte apelo emocional.
Seu mais recente trabalho é o EP “Bricabraque”, lançado em novembro de 2025. Reunindo seis faixas, o álbum Bricabraque, como o próprio título sugere, pode ser entendido como uma colcha de retalhos que exprime bom gosto aliado a uma estética moderna, que resgata dois clássicos da música maranhense em uma releitura que foge a convenções e lugar comum, alternando entre parcerias mais perenes e canções puramente autorais.
Ainda em outubro de 2025, Macau lançou nas plataformas digitais o single “Gata e Leoa”, uma faixa vibrante que celebra a força feminina e resgata elementos culturais de sua terra natal. A faixa é uma composição originalmente registrada em 1993, marcando época e tornando-se uma das músicas mais executadas em São Luís por ocasião de seu lançamento em vinil. Atualmente, esta canção ganha nova vida nas plataformas digitais, reafirmando a conexão do artista com sua origem.
Antes disso, em 2022, Jorge apresentou ao público a canção “Infinito Estranho Amor”, balada simples, porém intensa, na qual explora as contradições do afeto, já do alto de sua maturidade artística, apoiado por uma produção refinada, realizada em Brasília, terra em que se radicou por quase trinta anos. A música é uma parceria que reforça a versatilidade do compositor, capaz de transitar entre o romântico, o introspectivo e o narrativo, com igual profundidade.
Compositor desde a tenra juventude, quando ganhou um violão da avó e uma escaleta do pai, Jorge Macau vem construindo uma trajetória sólida e afetiva. Suas canções já foram gravadas por nomes como Djalma Chaves, Glad Azevedo (Gata e Leoa) e Salomão di Pádua, que gravou faixas como “Mais Me Vale Uma Canção”, “Invernáculo”, “Quase Azul, Quanto Blue”, “Mistério e Som” e o sucesso “A Bem da Verdade”, que rendeu um videoclipe filmado em São Luís, acumulando impressionantes 11 mil visualizações no YouTube.
A obra de Jorge Macau dialoga com o público e com a crítica de uma maneira direta, trazendo à tona temas universais, atmosfera regional e uma assinatura sonora reconhecível. Suas músicas encontram espaço em trilhas sonoras de namorados, playlists românticas, momentos de reflexão e em todos os lugares onde a emoção é protagonista.
SOBRE O EP BRICABRAQUE
O EP “Bricabraque” reúne seis músicas de estilos distintos como uma colagem sobre um fundo comum.
A faixa que abre o álbum é de autoria de Jorge Macau e dá nome ao álbum. A canção já foi cantada por Salomão di Pádua e fez parte de algumas de suas apresentações públicas. Foi inteiramente produzida em São Luís pelo renomado músico maranhense Sérgio Murilo Régio.
A segunda faixa, “Dente de Ouro” é considerada um clássico de autoria de Josias Sobrinho, consagrado compositor maranhense. Neste álbum, a canção ganha ares modernos e bem originais, em um estilo mais “roqueiro”, subvertendo as versões já gravadas anteriormente: um toque de ousadia bem-sucedido, amplificando a regionalidade do universo da canção para algo mais universal e pop. O arranjo foi idealizado pelo próprio Jorge Macau e a música foi gravada em Brasília.
A terceira faixa, “Solidão”, de autoria do compositor maranhense Sérgio Habibe, também explora o lado intérprete de Jorge Macau e é uma das faixas mais apreciadas pelos fãs. A canção traz versos líricos e ao mesmo tempo filosóficos, ao fazer indagações a respeito dos rumos da humanidade.
A quarta faixa, “Só Uma Palavra” (parceria com Agostinho Paiva Brito) e a sexta, “Embocadura” (de Jorge Macau somente), têm uma pegada mais pop, com toques de música eletrônica, sem comprometer a musicalidade e o estilo de uma MPB de qualidade.
Um dos destaques do EP é a faixa “Oráculo”, parceria de Jorge Macau com o escritor paraibano radicado em Brasília, Leonardo Almeida Filho, que é também compositor. “Oráculo” parte de versos simples, que falam do amor carnal perdido em dilema existencial, emoldurados por um arranjo bem elaborado em que os bandolins ornam uma melodia bem romântica.
Em suma, “Bricabraque”, apesar de trazer poucas faixas, o faz com uma leveza necessária que não se deixa entrever por apreciadores apressados. É para aqueles que sabem destrinchar os detalhes melódicos aliados aos versos nem sempre fáceis das obras musicais contemporâneas. Bons entendedores entenderão. O EP Bricabraque é música viva: experiência, conexão e poesia. Disponível nas principais plataformas de streaming.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.