Nesta sexta-feira, o programa Deixe Eu Te Contar recebeu o endocrinologista e metabologista Dr. Wellington Santana, para uma entrevista especial sobre o Dia Mundial do Combate à Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Durante a conversa, o especialista explicou o que é o diabetes, seus fatores de risco, formas de prevenção,hábitos alimentares que aumentam o risco da doença e reforçou sobre a importância da conscientização, do diagnóstico precoce e da adoção de hábitos saudáveis diante do crescimento global da doença.
Acompanhe a entrevista na íntegra:
Além disso, ele alertou sobre o risco do consumo de carboidratos. Embora muitos pensem que apenas o açúcar simples é o vilão, Dr. Wellington destacou que massas, pães e outros carboidratos podem aumentar a glicose e a predisposição ao diabetes, especialmente quando combinados com sedentarismo, excesso de peso e fatores genéticos, mesmo em pessoas que não consomem grandes quantidades de carboidratos.
"É interessante porque de fato os carboidratos, aqui eu não vou falar só do açúcar simples mas as massas, os pães, todos eles tem a capacidade de aumentar a glicose mas frequentemente esses indivíduos nem consomem tanto carboidrato então as vezes a gente escuta isso, pacientes dizendo 'Mas doutor eu nem gosto de açúcar', eu digo bom é verdade, você não gosta de açúcar mas você tá com excesso de peso, tem sedentarismo, tem história familiar de diabetes tudo isso aumenta o seu risco para o desenvolvimento da doença."
O Dia Mundial do Combate à Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é um lembrete sobre a importância de cuidar da saúde, adotar hábitos alimentares equilibrados e não adiar consultas médicas. Segundo o Dr. Wellington Santana, atenção aos sinais do corpo e diagnóstico precoce são passos essenciais para controlar a doença e evitar complicações a longo prazo.
👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.