Acorde e Recorde

Acorde e Recorde: Aniversariantes ilustres, 49 dias para acabar o ano e giro musical

O programa do dia 12 de novembro marca 49 dias para acabar o ano, relembra fatos que marcaram o dia na história, celebra aniversariantes ilustres e muito mais

Glaydson Botelho

Você sabia?

Hoje é Dia da Liberdade, do Diretor de Escola, do Psicopedagogo, do Inventor, do Fluminense Football Club, dos supermercadosMundial da Pneumonia e Mundial do Hip Hop

Faltam 49 dias para acabar o ano.

A história marca que em 1938, a Alemanha emite o "Decreto sobre a Eliminação dos Judeus da Vida Econômica", proibindo os judeus de vender bens e serviços ou trabalhar no comércio, segregando totalmente os judeus da economia alemã e em 1993, a última unidade do Chevrolet Chevette sai da linha de montagem.

Giro musical:

O Roxette confirmou duas apresentações no Brasil em 2026: 12 de abril, no Rio de Janeiro (Vivo Rio), e 14 de abril, em São Paulo (Espaço Unimed), dentro da turnê “Roxette: Live – Back Again”. A turnê marca a continuidade da nova fase do Roxette, liderada pelo fundador Per Gessle e pela cantora sueca Lena Philipsson. No anúncio oficial, Gessle reforçou que a proposta é celebrar o repertório icônico da dupla, e não substituir o que foi construído com Marie Fredriksson (1958–2019) — parceira de palco e de vida artística que deu voz à alma do grupo.

O respeito ao legado de Marie está evidente no cuidado com que o músico concebeu o cartaz da turnê, que traz a mensagem: “Per Gessle está de volta com a icônica banda Roxette. Com a participação de Lena Philipsson!!!”. Marie, cuja morte em dezembro de 2019 comoveu o mundo da música, é lembrada até hoje pelos fãs como uma das grandes intérpretes do pop mundial. Sua presença marcante em canções como “It Must Have Been Love”, “Listen to Your Heart”, “Spending My Time” e “Fading Like a Flower” continua sendo o coração do repertório do Roxette.

Milton Nascimento terá inédita coletânea acústica lançada

Em 2018, Milton Nascimento lançou dois EPs, Nada será como antes e A festa, em que rebobinou o próprio repertório em registros acústicos feitos a partir de 2007. Juntos, os dois EPs totalizaram 11 gravações. Oito delas reaparecem em Tarde, inédita coletânea acústica que será lançada em LP previsto para chegar às mãos dos compradores em março de 2026. Editado em LP via Noize Record Club, com vinil na cor verde translúcido, a coletânea Tarde tem capa assinada pela dupla Os Gemeos, formada pelos irmãos paulistanos Gustavo Pandolfo e Otávio Pandolfo.

Quando viu o cartaz do show que celebrou os 50 anos de Paêbirú – Caminho da montanha do sol, o mítico álbum de 1975 que reuniu Zé Ramalho e Lula Côrtes (1949 – 2011), Lenine se encantou com o trabalho de Luiza Morgado, artista visual pernambucana especializada em gravuras. Pouco tempo depois, Lenine ligou para Morgado e a convidou para criar a capa de Eita, primeiro álbum autoral com repertório inteiramente inédito gravado pelo cantor, compositor e músico (também) pernambucano em dez anos (o último disco de Lenine no gênero foi Carbono, de 2015). Gravado sob direção artística do próprio Lenine, com produção musical de Bruno Giorgi, o álbum Eita chega ao mercado fonográfico em 28 de novembro, em edição do selo Casa 9, com onze músicas e a capa criada por Luiza Morgado em linogravura após conversas com Lenine e sucessivas audições do disco.

Um dos álbuns mais influentes da carreira de Madonna ganhou uma edição que revisita a energia de 2005 com olhar atual.

Um dos álbuns mais influentes da carreira de Madonna ganhou uma edição que revisita a energia de 2005 com olhar atual. A Twenty Years Edition de “Confessions on a Dance Floor” reúne o álbum clássico em sequência contínua (como no conceito original) e adiciona o trio de lados‑B – “Fighting Spirit”, “Super Pop” e “History” – além de cinco remixes oficiais assinados por Chus & Ceballos, Pet Shop Boys (PSB), Jacques Lu Cont (Stuart Price), Axwell e Archigram. O lançamento está disponível somente em formato digital nos portais oficiais Apple Music, Spotify, Amazon Music e YouTube Music, com crédito Warner Records LLC. São 20 faixas, duração de 1h48 e sucessos como “Hung Up”“Sorry”“Get Together”“Jump”.

Aniversariantes ilustres: 

João Nogueira faria 84 anos 

O cantor e compositor João Nogueira faria hoje 84 anos. Ele morreu em 2000. Funcionário da Caixa Econômica, João se viu às voltas com certo patrulhamento do governo militar.

O cantor, compositor e músico Paulinho da Viola faz 83 anos. Conhecido por suas harmonias sofisticadas e sua voz suave e gentil. Paulinho é baluarte da Portela, sendo membro de sua Velha Guarda e integrante de sua ala de compositores.

O cantor e compositor jamaicano Errol Brown, ex-vocalista do grupo Hot Chocolate, faria hoje 82 anos. Ele morreu em 2015. Com a canção "It Started With a Kiss", de 1982, Brown se destacou na banda, onde permaneceria até 1986, quando decidiu seguir carreira solo, tendo emplacado sucessos como "You Sexy Thing"

O cantor canadense Neil Young faz 80 anos. Seu mais recente álbum de estúdio é "Colorado", gravado com a banda Crazy Horse e lançado em 25 de outubro de 2019

A cantora e compositora britânica Ann Lee, vocalista do projeto Whigfield de 1993 até 2011, faz 58 primaveras. Em 2007 Lee retornou com um álbum novo, So Alive, com o single "Catches Your Love". Em 2009, Lee lançou um novo single, "2 People", sob o selo Off Limits.

👉 Acompanhe outras notícias e curiosidades no Imirante.com/MiranteFM e siga nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece no Maranhão e no mundo.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.