Troca de Ideia

Websérie no Youtube celebra a cerveja através do olhar feminino

Já está disponível a websérie documental A Cerveja Explica! Uma Terapia de Botequim, produzida pela Bruta Flor Filmes. Cilene Saorin, mestre cervejeira, sommelier, comenta sobre a websérie no Plugado, na Mirante FM

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 18/09/2025 às 21h22

Estreou para todo o Brasil, no site oficial (www.acervejaexplica.com) e no canal do YouTube (@acervejaexplica), a
websérie documental A Cerveja Explica! Uma Terapia de Botequim, produzida pela Bruta Flor Filmes. Com uma abordagem leve, divertida e informativa, a série conduz o público por um roteiro que une cerveja, cultura, turismo e gastronomia, sob o olhar de duas mulheres apaixonadas pela bebida.

Celine Saorin: no quadro Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação

No enredo, Cilene Saorin, mestre cervejeira, sommelier e referência neste universo, e Laíza Dantas, atriz e entusiasta do tema, percorrem diferentes cidades do interior paulista. Ao longo dos 10 episódios da temporada, a dupla apresenta roteiros gastronômicos surpreendentes, explorando a vasta cultura cervejeira em seus contextos históricos e sociais. A narrativa mistura informação e humor, convidando os espectadores ao consumo consciente, inteligente e responsável.

A bebida é colocada como a protagonista da mesa. Ao longo dos episódios, a cerveja, em seus mais de 150 estilos, é reapresentada ao público em suas complexidades sensoriais e versatilidades. Além dos clássicos petiscos e aperitivos, ela é combinada com pratos tradicionais como o peixe de rio com cítricos e farofa de banana e o baião de dois. Evocando os diferentes estilos e harmonizações da bebida, as propostas gastronômicas incluem ainda sobremesas, como o popular pudim de leite e o delicado mousse de chocolate branco com frutas vermelhas.

Bruxas, Santas e Cervejeiras

O primeiro episódio, chamado Bruxas, Santas e Cervejeiras, acontece em Várzea Paulista. Nele, as apresentadoras contam que as mulheres foram as primeiras produtoras de cervejas. No antigo Egito, a produção da bebida, na época considerada um alimento básico, era protegida pela deusa Tenenit, que também possuía o aspecto de protetora do parto. No período medieval, continuaram exercendo o papel de principais produtoras e comerciantes de cerveja. Durante a Inquisição, elas acabaram sendo perseguidas como bruxas, e a partir de então, os homens assumiram o controle do negócio.

Em todos os episódios, no quadro Tradução em Forma Líquida, os traços de personalidade, experiências de vida e preferências gastronômicas da convidada são pistas que ajudam a especialista Cilene Saorin a apresentar um estilo de cerveja. Neste episódio de estreia, elas recebem como convidada a treinadora de futebol feminino Gerlândia de Oliveira, que mantém uma escola dedicada ao esporte na qual realiza trabalhos de educação e inclusão.

Protagonismo feminino

Em cada episódio, a websérie combina a história e as características únicas das cidades visitadas com aspectos culturais, sensoriais e gastronômicos da cerveja, sempre em um bate-papo divertido e esclarecedor com as mulheres
convidadas. Em A CERVEJA EXPLICA! Uma Terapia de Botequim, as apresentadoras conduzem histórias de maneira fluida e cômica convidando a repensar os estigmas associados à cerveja como uma bebida do universo masculino. Abrindo espaço para o prazer das descobertas sensoriais e gastronômicas, elas colocam foco na experiência feminina, afirmando sua presença em diversos contextos de sua participação na sociedade.

A CERVEJA EXPLICA! Uma Terapia de Botequim foi criada por Cilene Saorin e a diretora e roteirista Bruna Lessa, que é fundadora, junto da fotógrafa Cacá Bernardes, da Bruta Flor Filmes. “Quem conhece a Cilene sabe o quanto ela entende de cerveja e como fala sobre o tema com carinho. Percebi que isso precisava se tornar um programa audiovisual justamente por causa da maneira única como ela comunica a cerveja. Eu nunca havia pensado a cerveja por esta perspectiva tão ampla, então a instiguei a desenhar esse projeto inédito,” comenta Bruna.

Por outro lado, Cilene, entrevistada no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO NA MIRANTE FM, na noite dessa quarta-feira (17/9), acrescenta: “Você pode imaginar se a medicina, a engenharia, a arqueologia e tantas outras profissões pudessem ter sido pensadas e interpretadas por mulheres? Muitas coisas poderiam ser diferentes. Nós queremos que as pessoas percebam a cerveja por um olhar disruptivo e feminino”.

SERVIÇO

A CERVEJA EXPLICA! Uma Terapia de Botequim
Lançamento: 17 de setembro de 2025
Onde: no site oficial do projeto (www.acervejaexplica.com) e canal do Youtube
(@acervejaexplica)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.