A cantora mato-grossense Vanessa da Mata mergulha no universo do compositor e músico Tom Jobim no próximo domingo (26) em um show no Parque da Juventude, em São Paulo. Patrocinada por uma marca de cosméticos, a apresentação já passou por Salvador, Recife, BrasÃlia e Porto Alegre e celebra os 50 anos do primeiro disco do pianista, "The Composer of Desafinado Plays", produzido nos Estados Unidos.
Ouvindo Jobim desde criança, Vanessa define o compositor carioca como um "santo remédio", principalmente para "quem tem vontade de ter um universo bonito dentro de casa, quem quer se curar de uma paixão ou mesmo entrar em uma nova".
Para ela, o projeto vem como "férias" do seu universo particular de canções. "Fui transportada para um outro mundo. Era um projeto irresistÃvel de fazer", resume. Antes se apresentando como compositora e intérprete, Vanessa pôde com o projeto focar apenas na interpretação. "Lido com sentimentos muito meus, canto minhas histórias, com as minhas canções. Isso requeria que eu ficasse quase que nua na frente das pessoas. Tenho a sensação que fico mais envergonhada, mais tÃmida", explica.
Já para o trabalho com Tom, a artista pôde ficar na "delÃcia" de passear pelas melodias e as novidades das letras. O projeto permitiu também uma nova experiência musical. "O Tom permite esse aprendizado, eu e os músicos da banda aprendemos muito a cada canção dele, percebemos novas nuances da música."
A cantora conta sempre ter admirado a fusão entre melodia, harmonia e a letra que Jobim empreendia em suas obras. Mesmo muito culto e sábio, o compositor não tinha prepotência na maneira de fazer letras, segundo a mato-grossense. "Era tudo muito direto, simples. Eu sempre o tive como um heroi da composição, admirava a construção, a junção das sensações da melodia, a definição da imagem e a sensação que a letra passava. Muitas vezes, as pessoas conhecem a canção, mas não sabem que é dele."
O difÃcil foi mesmo escolher quais seriam as 24 músicas que comporiam o repertório da apresentação (confira ao lado o repertório que pode ser aguardado). "Cada obra que fala muitas coisas muito bonitas; não é uma, duas, três, são muitas canções muito bonitas, ficava com uma pena de tirar", conta Vanessa.
A artista planeja lançar em breve um CD com algumas músicas do show. Porém, em relação aos planos para novos compositores, a artista prefere focar "nessa fase gostosa". "Fico tentada a continuar no Tom por um tempo sem pensar muito no futuro, que o futuro a Deus pentence", brinca ela. Depois de São Paulo, a apresentação segue para o Rio de Janeiro no dia 9 de junho.
Serviço
Viva Tom Jobim, com Vanessa da Mata
Quando: 26 de maio (domingo), Ã s 16h30
Onde: Parque da Juventude - Av.Cruzeiro do Sul, 2.630 - Santana (ao lado do metrô Carandiru)
Quanto: Entrada franca
Leia outras notÃcias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.