SÃO LUÍS – O início da temporada de chuvas na região norte do Maranhão durante o primeiro semestre traz consigo anualmente um alerta para moradores de áreas consideradas de risco na Grande São Luís e no interior. Deslizamentos em áreas de encosta, desabamentos e enchentes infelizmente são registrados durante o período com frequência. Neste sentido, o que se deve fazer em situações como essa?
A Rádio Mirante AM convidou, nesta quarta-feira (17), o tenente-coronel José Lisboa, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBMMA), para trazer orientações de segurança para a população durante o período chuvoso, principalmente para os moradores de áreas consideradas de risco.
Continua após a publicidade..
“Vou fazer dois alertas: o primeiro, para os gestores: a história nos mostra que a gente sempre vai enfrentar desastres, então, por mais que a gente avalie que esse ano pode ser ou não um período de menos chuvas, a gente sempre vai enfrentar desastre naturais. Aqui, graças a Deus, a gente tem somente desastre naturais enfrentados rotineiramente, portanto os gestores devem criar Coordenadores Municipais de Defesa Civil e entrar em contato com a Coordenadoria Estadual para a gente fazer funcionar, tendo resultados positivos para a população, com a garantia dos recursos frente a um desastre. Já para a população, principalmente para aquelas pessoas que moram em áreas ribeirinhas ou áreas de encostas, sempre ficar atento aos avisos da Prefeitura e aos avisos dos agentes da Defesa Civil”, disse, em entrevista aos jornalistas Jorge Aragão e Rodrigo Bomfim, durante o programa Ponto Final.
OUÇA:
Saiba Mais
- Crescimento urbano em áreas suscetíveis a deslizamentos avança 3,3% ao ano
- Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião
- Perigo: casas ainda são construídas em área com risco de deslizamento
- Sobe para nove número de mortos vítimas da chuva no Grande Recife
- Moradores de áreas de risco demonstram preocupação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias