SÃO LUÍS – 14 de novembro é considerado o Dia Mundial e Nacional do Diabetes e foi criado pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a conscientização da doença, principalmente, para evidenciar a importância da prevenção.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, existem mais de 13 milhões de pessoas que convivem com diabetes no Brasil, que é considerada uma epidemia global e uma questão de saúde pública. A endocrinologista Patrícia Cavalcante fez um alerta sobre os riscos dessa doença durante a entrevista que concedeu nesta terça-feira (14) ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM.
“É uma doença metabólica e que não costuma dar muito sinais. Por isso que é tão perigosa. Geralmente quando o paciente tem sintomas relacionados a alteração da glicose é porque a doença já está estabelecida”, frisou a endocrinologista.
Continua após a publicidade..
Ouça:
Saiba Mais
- Diabetes não controlado pode causar problemas cardiovasculares
- Mais de 10% dos brasileiros vivem com diabetes
- Diabetes é responsável por mais de 28 amputações por dia, no Brasil
- Diabetes aumenta risco de infecções e requer vacinação específica
- Amputações de pés e pernas em decorrência do diabetes batem recorde
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias