SÃO LUÍS – Um alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para o Maranhão como ainda para o Distrito Federal e a outros 15 estados do Brasil foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O pico dessa onda de calor deve ocorrer no final desta semana e a previsão é de temperatura em torno de 40ºC.
O meteorologista da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Hallan Cerqueira, concedeu entrevista ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM e declarou que a onda de calor está associada a um bloqueio atmosférico no extremo sul do país e que acaba impedindo a entrada das massas de ar frio.
“Estamos monitorando, na verdade, faz algum tempo essa massa de ar, porque, ela é típica desse período seco da região sul do Maranhão. Essa massa de ar não influencia somente a parte sul do Maranhão, mas também a parte central do Brasil”, disse o meteorologista da UEMA.
Continua após a publicidade..
Ouça:
Saiba Mais
- Maranhão tem onda de calor ao sul, e pode haver chuva isolada em outras áreas
- Nova onda de calor começa nesta quinta-feira (14) e tem temperaturas até 5ºC acima da média em cidades do Maranhão; veja quais
- Nova onda de calor pode deixar dias ainda mais quentes no Maranhão de 14 a 20 deste mês
- Onda de calor liga alerta em relação à saúde de bebês e crianças
- Barra do Corda registra maior temperatura do Nordeste, revela Inmet
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias