SÃO LUÍS – As empresas associadas ao Sindicato de Operadores Portuários do Maranhão (Sindomar) foram responsáveis por 70% da movimentação de cargas no Porto do Itaqui registrada durante o primeiro deste ano. Um volume de carga que chegou a quase 17 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o relatório da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Nesta segunda-feira (11), a diretora executiva do Órgão Gestor de Mão-de- Obra Portuária e Avulsa (OGMO) Itaqui, Ana Barbosa; e o presidente do Sindomar, Daniel Pereira, concederam entrevista ao programa Abrindo o Verbo da Mirante AM e falaram sobre a movimentação de cargas no Porto do Itaqui como ainda do II Seminário de Direito do Trabalho Portuário. Este evento vai ocorrer em São Luís, no próximo dia 14 e o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar, é um dos palestrantes.
“O OGMO veio para fazer a gestão da mão de obra portuária avulsa que antes era realizada pelos sindicatos laborais. Na verdade, este não é o papel do sindicato. Os sindicatos estão para representar a classe e não para gerir”, disse Ana Barbosa.
Continua após a publicidade..
Ouça:
Saiba Mais
- Trabalhadores portuários fazem greve contra mudanças na lei do setor
- Porto do Itaqui bate recorde em movimentação de cargas
- Polícia Federal apreende carga ilegal de manganês avaliada em R$ 30 milhões, no terminal da VLI
- Porto do Itaqui se prepara para ter um Plano de Descarbonização e se tornar um smart port
- Mais de R$ 500 milhões serão investidos no Porto do Itaqui
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias