Ponto Final

Dr. Hugo Caminha alerta para o cuidado com os olhos e o perigo do Glaucoma

Maio Verde é o mês de combate e prevenção do Glaucoma

Rádio Mirante AM

Dr. Hugo Caminha em entrevista ao Ponto Final, na Mirante AM (Marcelo Rodrigues)

SÃO LUÍS - Em entrevista ao Ponto Final desta quinta-feira (05), o Médico Oftalmologista, Dr. Hugo Caminha, falou sobre a importância do cuidado com os olhos e alertou para os perigos de doenças como a catarata e o glaucoma.

Maio é considerado o mês de combate e prevenção do Glaucoma. Sobre a doença, Hugo Caminha alerta para os sintomas que costumam ser percebidos somente quando o problema está em estágio avançado e reforça a necessidade de consultar um oftalmologista.

“O Glaucoma é caracterizado pelo aumento da pressão ocular que tem várias causas a principal dela é de cunho genético, que a gente não sabe porquê, mas a pessoa começa a não conseguir manter a pressão satisfatória dentro do olho e isso causa uma lesão no nervo ótico. A princípio não atrapalha a visão e esse é o grande problema, porque ela não dá nenhum sinal de alerta. É uma doença super silenciosa, quando ele vai sentir já é uma perda irreversível da visão”, disse Hugo Caminha.

Além da idade, hábitos e outras doenças podem contribuir para o desenvolvimento do Glaucoma, como tabagismo e diabetes. Manter uma rotina de glicemia controlada e evitar fumo, diminui um pouco a chance de você desenvolver Glaucoma.

Hugo Caminha destaca que o Glaucoma é uma doença que não tem cura e que a cirurgia é feita para estabilizar a pressão ocular e evitar danos maiores à visão.

 “A cirurgia quando a gente faz é para tentar estabilizar, para tentar não ter uma perda ainda maior do que já foi perdido, mas ela não tem cura. Infecções e lesão também podem causar o glaucoma”, disse Hugo Caminha.

Ouça. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.