Ciência

Pesquisadores da UEMA patenteiam extrato natural de combate à dengue

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

Pesquisadores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) patentearam um extrato com o objetivo de combater o mosquito transmissor da dengue. A composição é feita a partir das folhas do Nim, árvore originária da Índia, mas que se adaptou perfeitamente às condições climáticas do estado.

O extrato elimina os ovos do mosquito evitando que o número de insetos cheguem à fase adulta. O resultado surgiu a partir do conhecimento popular sobre a planta. As sementes do Nim já são usadas como inseticidas naturais. Os pesquisadores estudam agora como transformar o extrato da folha da árvore em um inseticida efetivo.

Continua após a publicidade..

A dengue está sob controle na capital maranhense.

em 2014 foram registradas 913 notificações de casos suspeitos da doença. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.