Serviços

"TRT Na Escola" chega a Barreirinhas

Informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

BARREIRINHAS - Nos dias 21 e 22 de agosto, o Programa “TRT Na Escola” estará no município de Barreirinhas. A juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, Maria do Socorro Almeida de Sousa, fará abertura do evento, às 8h30 de quinta-feira (21), no Centro de Ensino Joaquim Soeiro de Carvalho localizado na Rua Conrado Ataíde s/n, Centro. Em seguida, a gestora do TRT na Escola, Anícia de Jesus Ewerton, fará apresentação do respectivo programa.

Palestras, oficinas e mesas redondas irão ocorrer durante os dois dias do programa e, dentre os assuntos abordados, estarão os Direitos e Garantias Fundamentais, a Estrutura e o Funcionamento do Poder Judiciário Trabalhista, a Estrutura do Estado brasileiro, a Inclusão no Mercado de Trabalho, Trabalho Seguro, Trabalho Escravo e Infantil. O programa tem como público-alvo professores e alunos de escolas das redes pública e privada.

Ministrando as palestras e mesas redondas, estarão presentes a juíza titular da VT de Barreirinhas, Maria do Socorro Almeida de Sousa; o juiz do trabalho aposentado, Francisco Tarcísio Almeida Araújo; o professor e diretor pro temporedo Instituto Federal do Maranhão – Campus Barreirinhas, José Valdir Damascena Araújo; o médico do TRT-MA, Ércio Murilo Sousa Cutrim; o juiz titular da Vara do Trabalho de Açailândia, Carlos Eduardo Evangelista Batista dos Santos; e o promotor de Justiça do Ministério Público Estadual no Maranhão, Cássius Guimarães Chai.

Continua após a publicidade..

Dentre as instituições parceiras estão o Centro de Ensino de Barreirinhas, o Centro de Ensino Joaquim Soeiro de Carvalho e o Instituto Federal do Maranhão - Campus Barreirinhas. Estima-se que cerca de 70 pessoas dentre alunos e professores participem do evento.

O Programa tem como tema “Educar é promover cidadania”. O TRT Na Escola é desenvolvido pela Escola Judicial do TRT-MA, em parceria com o Programa TJC (Trabalho, Justiça e Cidadania), da Anamatra, Associação dos Magistrados do Trabalho do Maranhão (Amatra XVI), Ministério Público do Trabalho do Maranhão e CEST.

As atividades do Programa TRT na Escola visam fomentar o debate de questões relacionadas às noções básicas de Direito do Trabalho, estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho, acessibilidade à justiça, e de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente. Além disso, também foca no debate do trabalho escravo e trabalho infantil, com a intenção de intensificar o processo de conscientização da sociedade com vistas à erradicação de tais situações, rompendo as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.