Fiscalização

Operação Lei Seca começa a ser realizada

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

A Polícia Militar (PM) reforçará a partir de hoje a fiscalização no trânsito da Região Metropolitana de São Luís para evitar que motoristas conduzam seus veículos sob o efeito de bebida alcoólica. O planejamento para a Operação Lei Seca – Vida no Trânsito já foi elaborado e será colocado em prática no fim da tarde, sendo desenvolvido ao longo de todo o fim de semana.

Serão montadas barreiras policiais em pontos estratégicos da Ilha para fazer a abordagem dos condutores. Durante as atividades, serão utilizados 50 etilômetros (bafômetros) que foram doados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran) à PM na quarta-feira, dia 23, durante solenidade realizada no Palácio dos Leões.

As blitze serão realizadas simultaneamente nos pontos pré-determinados e cada barreira contará com etilômetros, que serão utilizados para aferir o nível de álcool no sangue dos motoristas. Esses equipamentos foram testados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e os policiais receberam o treinamento adequado para manuseá-los.

Fiscalização - De acordo com o major Augusto Magalhães, comandante da Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRV Ind), os locais da região metropolitana onde serão feitas as abordagens foram definidos estrategicamente. “Os pontos foram escolhidos de forma estratégica, levando em consideração o fluxo de veículos e os locais onde os condutores costumam dirigir depois de beber”, disse o policial.

Ele afirmou ainda que a atividade não visa apenas evitar que os motoristas dirijam veículos alcoolizados, mas também vai contribuir para redução da criminalidade na região metropolitana. “Essa é uma operação que visa garantir a segurança pública de forma geral, pois serão feitas revistas tanto no condutor, como no veículo, para evitar irregularidades”, frisou o comandante da CPRV Ind, que afirmou ainda que essas operações serão desenvolvidas ao longo de toda a semana.

Na manhã de ontem, policiais da companhia realizaram uma blitze na Avenida Lourenço Viera da Silva, próximo à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Durante a atividade, foram verificadas a documentação de condutores e de veículos. Alguns dos carros e motocicletas, por apresentarem irregularidade, foram retidos até que o problema fosse sanado, enquanto outros foram levados para o pátio do Detran, na Vila Palmeira.

Conjunto - A Operação Lei Seca – Vida no Trânsito envolve a PM, o Detran, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e o Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim), reunindo todos os órgão que compõem o sistema de segurança do estado.

Durante a atividade, a CPRV Ind fará abordagens de fiscalização do licenciamento 2014 e referentes à Lei Seca. Já os bombeiros verificarão a presença e a validade dos itens de segurança dos veículos, como os extintores de incêndio.

Os peritos do Icrim serão responsáveis por verificar se a documentação dos veículos e dos condutores é original. A Polícia Civil será encarregada de fazer a ocorrência policial e encaminhar o condutor à delegacia caso seja encontrada alguma grave irregularidade. Todo o trabalho de consulta ao sistema, preenchimento dos autos de infração e educação para o trânsito ficará à cargo do Detran.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.