SÃO LUÍS – Um projeto de revitalização ambiental de praças, rotatórias e avenidas da capital maranhense tem previsão de início para a próxima semana. As ações serão realizadas numa parceria entre a prefeitura e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Os trabalhos de revitalização consistem na produção e plantação de mudas ornamentais em diversos espaços públicos da cidade.
Na primeira fase, o município deverá fornecer à Uema mão-de-obra, insumos para produção de composto orgânico, logística e acompanhamento dos trabalhos. Em contrapartida, a universidade se comprometeu a oferecer o espaço dotado de infraestrutura para o cultivo das mudas. Os docentes do Curso de Agronomia desenvolverão trabalhos de extensão para mobilizar as comunidades locais no momento da plantação das mudas.
Como preparação para a realização da segunda fase do projeto, uma equipe técnica do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) realizará oficinas nas comunidades para capacitar as pessoas interessadas em ajudar na etapa da plantação das mudas. “É também durante essa formação que incentivamos o desenvolvimento da educação ambiental para a preservação do meio ambiente”, afirma o superintendente de Intervenção Paisagística Urbana do Instituto, André Nicomedes.
Logo na primeira fase do projeto, serão produzidas mudas de grama amendoim, grama roxa, alfinetinho, clorofito, helicônia, e outras espécies que poderão ser solicitadas conforme as demandas de campo que surgirem dos projetos a serem executados. Simultaneamente à produção das mudas, a equipe técnica do Impur realizará o controle de pragas e parasitas em área públicas e o levantamento dos locais que necessitam da reposição de árvores.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.