Trânsito

Detrans podem ser obrigados a atender pedidos em até 48 horas

Reportagem Karla Alessandra.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

A Comissão de Constituição e Justiça está analisando proposta (PL333/11) que obriga os Detrans estaduais e municipais a fornecerem um número de protocolo para todas as solicitações feitas pelos usuários.

A proposta também determina que as solicitações devem ser resolvidas em 48 horas.

O autor da proposta, deputado Hugo Leal, do PSC do Rio de Janeiro, afirmou que atualmente os consumidores não contam com nenhum comprovante de que fizeram a solicitação aos Detrans.

Hugo Leal destacou que, muitas vezes, as solicitações são realizadas por telefone ou pela internet e mesmo pessoalmente o usuário não recebe nenhum registro para que possa reclamar no caso dos seus direitos não serem atendidos.

Continua após a publicidade..

A proposta já foi aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor. O relator do projeto na comissão, deputado Severino Ninho, do PSB de Pernambuco, destacou a importância dessa obrigatoriedade para um melhor atendimento à população.

"Porque dá ao consumidor um número de protocolo daquela sua demanda perante o seu órgão de trânsito e dá um prazo para o órgão de trânsito dar uma resposta ao pleito feito ao consumidor."

A proposta que obriga os Detrans a fornecerem um número de protocolo e a darem uma resposta ao usuário em 48 horas já foi aprovada pelas comissões de Viação de Transporte, e de Defesa do Consumidor. Agora a proposta está sendo analisada na Comissão de Constituição e Justiça. Aprovada em todas as comissões, a proposta segue para o Senado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.