Votações

Reforma política está na pauta do Plenário desta semana

Reportagem Rodrigo Bittar.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

A reforma política está na pauta do Plenário da Câmara para a próxima semana. A previsão é que os deputados votem novas regras para o sistema eleitoral do país na terça e quarta-feiras. Entre os temas a serem debatidos estão o financiamento de campanhas políticas e o formato das votações.

O relator das propostas, deputado Henrique Fontana (PT-RS), explicou que as mudanças serão apresentadas na forma de duas propostas de emenda à Constituição e um projeto de lei.

Segundo os textos, as coligações eleitorais ficarão proibidas nas eleições proporcionais, as eleições passarão a acontecer apenas uma vez a cada quatro anos, e a data da posse dos eleitos será alterada para três datas entre 5 e 15 de janeiro.

Um dos pontos mais polêmicos da proposta de Fontana é o financiamento público exclusivo de campanhas. Pelo projeto, as pessoas físicas e jurídicas poderão continuar a doar recursos para campanhas, mas não poderão mais determinar qual candidato receberá os recursos.

Fontana admite dificuldades em aprovar sua proposta, mas cobra transparência de quem se opõe a ela.

(sonora)

Um dos deputados que criticam o relatório de Fontana é Ronaldo Caiado (DEM-GO), que relatou outra proposta de reforma política na legislatura passada.

Segundo Caiado, o maior problema do relatório é juntar o financiamento público exclusivo com a possibilidade de o eleitor escolher seu candidato ao invés de essas listas serem totalmente elaboradas pelos partidos.

(sonora)

O relatório de Henrique Fontana chegou a ser apresentado na comissão especial que foi criada para tratar do assunto, mas nunca conseguiu consenso para ser votado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.