Saúde

Estimulo à prática esportiva na empresa poderá reduzir IR

Reportagem Karla Alessandra.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h01

A Câmara analisa proposta (PL2136/11) que reduz o imposto de renda para empresas que incentivarem a prática desportiva entre seus funcionários. Pelo projeto, terão redução no pagamento do imposto de renda as empresas que montarem estrutura para prática de atividade física e mantiverem profissionais de área de educação física e nutrição para atendimento aos funcionários.

As grandes empresas terão desconto de 1% no imposto de renda devido. Já as pequenas e microempresas terão desconto de 3%. Para receber esse benefício as empresas terão que demonstrar que pelo menos 50% dos seus trabalhadores aderiram ao programa de condicionamento físico e de educação alimentar.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Comissão de Desenvolvimento Econômico. O relator, deputado Jânio Natal, do PRP da Paraíba, afirmou que essa vai ser mais uma conquista do trabalhador, que terá em seu local de trabalho acesso a equipamentos e assistência profissional para a prática de exercícios físicos.

"Esse projeto visa exclusivamente o bem-estar dos funcionários das empresas, bem como da nossa população."

Continua após a publicidade..

Uma das empresas que já tiveram a iniciativa de proporcionar atividade física para os funcionários foi o laboratório Sabin. A superintendente de recursos humanos do Sabin, Marly Vidal, informou que a empresa sempre teve uma política de investir na qualidade de vida de seus funcionários. Marly Vidal destacou que além da integração, a atividade física diminui o número de faltas dos funcionários.

"E os resultados, com certeza, é o aumento da produtividade, é a baixa do absenteísmo e a retenção do profissional na nossa organização."

Atualmente, o Sabin possui 400 funcionários que participam de maratonas. A proposta que permite o desconto no imposto de renda de empresas que incentivarem a prática desportiva entre seus trabalhadores ainda vai ser analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.