LBF 2023

"Me apaixonei ano passado", diz Alana Gonçalo sobre o Sampaio Basquete

A armadora vem para a sua segunda temporada pelo tricolor maranhense

Marcelo Rodrigues / Rádio Mirante AM

Atualizada em 07/03/2023 às 15h36
Alana Gonçalo deve ser titular no primeiro compromisso do Sampaio Basquete na temporada. (João Marcos / Sampaio Basquete)

SÃO LUÍS - A temporada 2023 do Sampaio Basquete vai começar e o tricolor maranhense que é o atual campeão da Liga de Basquete Feminino quer o tetra no ano de seu centenário.

A reportagem da Rádio Mirante AM bateu um papo rápido nesta terça-feira (07), com uma das peças remanescentes da temporada passada, a armadora Alana Gonçalo. Após um período jogando na Europa, no Club Salle da Espanha, a atleta que também faz parte da seleção brasileira, se declarou ao Sampaio Basquete e falou da expectativa para a estreia.

Confira a entrevista completa.

Pergunta: Como que está a expectativa para voltar a vestir a camisa do Sampaio Basquete?

Alana - Primeiramente, eu gosto de falar sempre que é uma honra poder jogar aqui pelo Sampaio, eu me apaixonei ano passado. Então, eu fiquei muito contente que eu recebi a proposta para poder voltar. Muito ansiosa, a gente tá em busca do tetra, isso é algo muito claro para todas as jogadoras. A gente tem bastante etapa até chegar lá, mas é um sonho grande para o clube e para nós atletas também.

Pergunta: Após a LBF 2022 você retornou ao Club Salle, como foi a experiência na Europa?

Alana - É o meu clube do coração da Espanha, foi o primeiro clube que me deu oportunidade de jogar na Europa, que era um sonho desde pequena. Então eu falo que é a minha segunda família, pelo menos a minha família da Europa. E é sempre uma honra poder jogar lá, é uma cidade pequena, todo mundo muito apaixonado pelo Clube, o ginásio sempre lota. Você anda na rua as pessoas te reconhecem e falam com você e pergunta dos jogos, dos treinos. A experiência é totalmente diferente, e eu ainda não tinha vivido. E para mim é sempre muito bom poder jogar fora porque a experiência é bem diferente e me acrescenta bastante.

Pergunta:  É a primeira vez que trabalha com o Cristian Santander? Qual tua avaliação desse período de treinos?

Alana - É a primeira vez que eu trabalho com Cristian, confesso que é bem diferente, eu estou adorando. Confesso que eu já comentei antes que ele disseca bem o trabalho dele, tática, individual, coletiva e ele tem acrescentado bastante para todas as jogadoras, inclusive para mim. Então eu estou gostando bastante, estou sentindo uma grande melhora em três semanas e eu espero poder continuar evoluindo aí na mão dele.

Pergunta: Ter mantido a base da equipe campeã no ano passado ajuda no entrosamento para a atual temporada?

Alana - Com certeza, até porque no Sampaio infelizmente a gente não tem um campeonato estadual então muitas vezes a gente fica muito tempo longe, fica sem o contato de quadra e isso faz diferença na hora de jogar. Quando você mantém a base do seu time, essa jogadora já tem a característica que o Sampaio Correa quer. A gente sempre fala que são jogadores guerreiras, que já sabe exatamente como que é que o técnico espera, o que a cidade espera, então o fato de ter mantido todas essas jogadoras acrescenta demais para a gente dar um passo e conseguir ajustar de forma mais rápida. E as meninas mais novas elas entram no nosso ritmo, então fica muito mais fácil para o técnico também

Pergunta : Como que tá o coração para reencontrar a torcida do Sampaio Basquete?

Alana - Eu acho que é uma das torcidas mais lindas, se não a mais linda. Vamos ser humilde aqui. Mas realmente é uma torcida que faz a festa, que está sempre acompanhando, apoiando nos momentos difíceis, nos momentos bons. Eu Tô ansiosa porque faz muito tempo que eu não jogo com o ginásio lotado, dá até aquele friozinho na barriga, mas estou bem contente de saber que eu vou poder encontrar bastante gente sexta-feira.

Pergunta: Você vai usar novamente o número 24, tem algum significado para você?

Alana - Eu sou super fã do Kobe Bryant, todo mundo sabe. Pela ética de trabalho dele, o tanto que ele se dedicava no dia a dia. Eu morei nos Estados Unidos, então muitas histórias que a gente não fica sabendo, você fica sabendo lá e eu fiquei pasma porque era muito treinamento, ele realmente amava demais o basquete. E eu me vejo assim, eu amo muito basquete, o basquete abriu portas, salvou minha vida e eu dedico tudo que eu tenho pelo basquete. Então usar a 24 me lembra muito do Kobe. Como eu sou fã, eu acho que não tinha outro número para usar.

O Sampaio Basquete estreia na LBF 2023 na próxima sexta-feira, 10 de março, contra o Sodiê Mesquita do Rio de Janeiro, às 19h30, no Ginásio Costa Rodrigues em São Luís. Para o torcedor que quiser acompanhar a partida, basta trocar um quilo de alimento não perecível pela entrada no Ginásio.

Ouça.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.