Ponto Final

Presidente da Apruma critica falta de diálogo da reitoria da UFMA

O Presidente da Apruma afirma que a reitoria decidiu pela manutenção do ensino híbrido para o calendário 2022 sem consulta à comunidade.

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(Bartolomeu Mendonça)

SÃO LUÍS - Nesta segunda-feira (17), o presidente da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma), Bartolomeu Mendonça, em entrevista a João Ricardo, ao Ponto Final, na Mirante AM, falou sobre a decisão da reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que aprovou o calendário 2022 mantendo o ensino híbrido/remoto.

Bartolomeu criticou a falta de diálogo da reitoria que tomou as decisões sobre o calendário sem consultar a comunidade acadêmica.

"Nós conseguimos uma única reunião com a reitoria que foi em dezembro de 2020 ainda. Para tratar diversos assuntos. Agora, quando nós pautamos assuntos que devem ser discutidos com toda comunidade acadêmica há uma tendência da reitoria em não abrir para o diálogo. Infelizmente tem sido assim. Boa parte das resoluções dizendo como seria o processo da universidade nessa crise sanitária foi feito Ad referendum, sem que os colegiados se reunissem ou os centros se reunissem antecipadamente para opinar, optar sobre isso. Esse item da falta de diálogo, tem sido uma marca dessa gestão. Infelizmente", explicou Bartolomeu.

O presidente da Apruma reconhece que esse momento é não é o ideal, diante do surgimento de novos casos de covid-19, mas acrescenta que outros elementos devem ser levados em consideração, como taxa elevada de vacinação em São Luís.

"Nós temos outros elementos que precisam ser levados em consideração. A vacinação, que não tinha no passado; Os profissionais da educação, a maioria está com a terceira dose e é para estar 100% com segunda dose. Nessa nossa assembleia também foi dito que nós estamos realmente no pico da pandemia, não é o melhor momento para retornar e nós temos total acordo com isso. Mas por outro lado também é uma curva que sobe rápido e desce rápido. Então, no cenário para final de março e abril nós podemos ter um cenário totalmente diferente.", disse Bartolomeu

Continua após a publicidade..

Bartolomeu Mendonça acrescenta que a reitoria definiu a modalidade de ensino dos semestres 2022.1 e também o 2022.2.

"A reitoria se antecipa, chama o Consepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) para aprovar o calendário acadêmico com um intervalo da chamada para a reunião até acontecer a reunião, menos de 48 horas. E ao aprovar o calendário acadêmico, aprovou também uma resolução que não teve tempo hábil para ser discutido nos departamentos. Então foi aprovada essa resolução e a previsão é que as aulas iniciem 11 de abril, o primeiro semestre de 2022 e já está aprovado também o segundo semestre no mesmo formato, remoto ainda, ou seja, nós temos uma universidade que tem capacidade técnica, profissionais excelentes para isso e não tá dando as condições para nós avaliarmos cada momento se há a possibilidade ou não de retorno", acrescentou Bartolomeu Mendonça.

O Presidente da Apruma destacou que essa resolução aprovada pela reitoria deixa também engatilhada a manutenção do ensino remoto para o ano de 2023.

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.