Ponto Final

Fábio Braga analisa possível volta das coligações partidárias

Deputado estadual afirma que a preocupação deveria ser, antes de tudo, criar bons partidos, com boas propostas

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 10h59
(FÁBIO BRAGA)

O deputado estadual, Fábio Braga (Solidariedade), em entrevista nesta quinta-feira (12), ao radialista Jorge Aragão, ao Ponto Final, na Mirante AM, lembrou como funciona o sistema de votação por coligações que foi substituído no último pleito pelo ‘distritão’, que é como se chama o modelo eleitoral em que a votação para o Legislativo deixa de ser proporcional, como é hoje, para ser majoritária, ou seja, os mais votados são eleitos.

"Existe o mecanismo da proporcionalidade. Existe a quantidade de eleitor, divide pelo número de vagas, se tem um valor. Esse valor, cada vez um candidato atinge esse coeficiente eleitoral é eleito um deputado. Então, aqui nós temos 42 deputados estaduais, 18 deputados federais e três senadores. Os senadores são eleitos de forma majoritária, o mais votado é eleito. Na questão dos deputados, na última eleição nós tivemos a questão de termos coligações, que é um partido ter afinidade com outro partido, cria-se uma coligação, eles se juntam e criam um nome. Estou no partido A, que tem um número, Jorge está no partido B que tem um número, uma outra pessoa está em outro partido, nós juntamos e tornamos uma situação de que cada vez que atingir o coeficiente eleitoral irá eleito o deputado mais votado dentro daquela coligação. Assim também é feito naquela coligação", lembrou Fábio Braga.

Nessa quarta-feira (11) o Plenário da Câmara aprovou em primeiro turno a proposta de emenda à Constituição (PEC 125/11) que muda as regras eleitorais e prevê a volta das coligações partidárias nas eleições do ano que vem . Fábio Braga afirma que o retorno desse sistema gera transtornos, mas diz que antes pensarmos no sistema de votação, deveríamos primeiro criar bons partidos.

Continua após a publicidade..

"A gente tinha que se preocupar primeiro em criar bons partidos, depois se criar boas formas para que essa situação não se repetisse. Entendo que a volta da coligação causa alguns transtornos, mas o próprio sistema atual também tem que ser modificado, tem que ser melhorado, tem que ser melhor entendido pela questão", afirmou Fábio Braga.

Ouça a entrevista completa.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.