Na manhã desta segunda-feira (18), os professores Antônio Mendonça e Lorena Barbosa, durante entrevista no programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, analisaram o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado no domingo (17) em todo país.
Lorena destacou o fator psicológico como determinante nesta edição do Enem. "O fator psicológico é importante. Não tem como dizer que não. Você vai fazer uma prova sob pressão, com máscara, uma tarde inteira sentado em uma cadeira, sem ar condicionado. Tudo leva a crer que o desempenho não foi o ápice", disse.
Antônio afirma que a prova de linguagens e suas tecnologias esteve no padrão de anos anteriores. "O que eu percebi foi uma prova no padrão dos últimos anos. Uma prova que exige muito mais capacidade de interpretação, de leitura e interpretação de textos e de gêneros diferentes, do que uma prova que exige gramática", destacou.
Continua após a publicidade..
Sobre o tema da redação, 'estigma associado a doenças mentais na sociedade', os professores disseram que estava dentro do esperado e que foi um dos temas trabalhados por eles ao longo da preparação dos estudantes. Lorena afirma, inclusive, que essa tema era a sua aposta para esta edição, o que acabou se concretizando.
Ouça a entrevista completa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias