Nesta sexta-feira (04), o Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, que também é presidente nacional dos conselhos de saúde, foi o entrevistado do programa Ponto Final, com Jorge Aragão, na Rádio Mirante AM.
Carlos Lula explicou que já existe um plano nacional de vacinação, que não diz respeito apenas a covid-19. "O plano nacional de imunização, ele existe. É um plano que não abrange só a covid-19, mas hoje o que está em discussão é exatamente qual plano para a vacinação da covid-19", disse.
Apesar de já estar em discussão, Carlos Lula lembra que ainda não há nenhuma vacina incorporada no Brasil. "É importante dizer que a gente ainda não incorporou nenhuma vacina. Nem a vacina da Coronavac, nem a vacina da AstraZeneca, nem a vacina da Pfizer, nenhuma vacina foi incorporada ainda no Brasil. Então a gente só vai ter esse plano em definitivo quando alguma vacina se incorporar", acrescentou.
Continua após a publicidade..
Carlos Lula, afirmou que a vacinação será realizada por etapas, visando imunizar do grupo mais vulnerável ao menos vulnerável. "A princípio, a vacinação no Brasil começaria no mês de março, dividida em quatro grupos. A gente vai do mais vulnerável para o menos vulnerável. Então o primeiro grupo abrangendo as pessoas com mais de 75 anos, os profissionais de saúde, indígenas e pessoas com mais de 60 anos que estão em asilos, em instituição de longa permanência, que vive em aglomeração. Na segunda fase, as pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, as pessoas com comorbidades. E na quarta fase, professores e profissionais do sistema de segurança", garantiu.
Ouça a entrevista completa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias