SÃO LUÍS - O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou, na última semana, o edital “Professor Cidadão do Mundo”. O edital é voltado para professores da educação básica, educação profissional e tecnológica com vínculo empregatício efetivo com instituição de ensino pública do Maranhão.
Os professores contemplados na chamada pública vão participar de intercâmbio acadêmico e científico em Porto e Coimbra, Portugal.
Durante intercâmbio eles participarão de curso de formação em Metodologias Ativas e Tecnologias Educacionais Digitais e Robótica. Os interessados têm até o dia 6 de maior para se inscrever. O edital com todas as informações está disponível no site da fundação – www.fapema.br.
O diretor-presidente a Fapema, André Santos, conta que serão investidos mais de R$ 1,2 milhão na chamada pública. “Seguindo orientação do governador Carlos Brandão, lançamos o edital que tem como objetivo estimular a mobilidade docente junto a professores e professoras da educação básica e educação profissional tecnológica do Maranhão. Durante o intercâmbio eles farão uma imersão se capacitando nas áreas propostas no edital e quando voltarem serão multiplicadores desse conhecimento”, disse André Santos.
Ele destacou ainda que o edital integra o Programa Cidadão do Mundo, programa de sucesso, implantado desde 2016 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e da Fapema, com o objetivo de oferecer intercâmbio internacional, com foco em idiomas estrangeiros aos jovens maranhenses egressos do ensino médio da rede pública de ensino.
Continua após a publicidade..
“Agora vamos levar professores. Serão selecionados até 45 candidatos, sendo 25 para qualificação na área de Metodologia Ativas Educacionais Digitais, na Universidade de Coimbra e até 20 para Robótica no Instituto Politécnico do Porto”, pontuou o presidente da Fapema.
As propostas devem ser submetidas on-line, mediante preenchimento e envio do formulário eletrônico na plataforma Patronage disponível em https://patronage.fapema.br.
A exemplo de outros editais, para as mulheres pesquisadoras que foram beneficiadas como auxílio Licença Maternidade a partir de 1º de janeiro de 2019, será considerado 1 ano a mais na avaliação curricular, a contar de janeiro de 2018. O período de licença maternidade deverá constar no Currículo Lattes.
Saiba Mais
- Estudo e diversão: Programa de Férias da Via Mundo leva estudantes para intercâmbio cultural na Inglaterra
- Professora da Universidade Ceuma compartilha experiências de ensino avançado de Enfermagem em intercâmbio na Universidade da Flórida (EUA)
- São Luís recebe Feira de Intercâmbio; veja programação
- Mirando O Futuro #8 - Cidadão Do Mundo
- Jovens concorrem a cursos de inglês e viagens em desafio global
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços