TIMON - O município de Timon, um dos principais colégios eleitorais do Maranhão, teve um início de semana agitado pelos pré-candidatos a prefeito que disputarão a eleição 2024. Além da movimentação partidária - com filiação de lideranças -, houve ato político de apoio para a disputa do governo municipal.
Segundo colocado no pleito de 2020, com 39,79% dos votos válidos naquela eleição, o coronal da Polícia Militar Hormann Schnneyder, conhecido na política como Comandante Schnneyder, decidiu disputar a eleição pelo PSD.
Ele se filiou ao partido em ato conduzido pelo presidente estadual da legenda, Edilázio Júnior, e assegurou espaço numa importante sigla para o pleito deste ano.
Em 2020 Comandante Schnneyder perdeu a eleição por apenas 375 votos de diferença para a atual prefeita, Dinair Veloso.
A esposa do pré-candidato, Dóris Schnneyder, assumirá o comando do diretório municipal do PSD em Timon.
Leia também: Iracema diz que respeitará decisão do STF no caso TCE/MA
Reeleição
Continua após a publicidade..
A prefeita Dinair Veloso, por sua vez, trocou o PSB [partido pelo qual foi eleita em 2020] pelo PDT em 2022 e chegará para a disputa da reeleição pelo grupo conduzido pelo senador Weverton Rocha (PDT).
Ela também é apoiada pelos ex-prefeitos Luciano Leitoa e Chico Leitoa e conta com o apoio de vereadores que atuam na base governista na Câmara Municipal.
Leões
Quem também já se posicionou na condição de pré-candidato para a disputa eleitoral foi o deputado estadual Rafael (PSB) - que não quer mais ser chamado de Leitoa -, e que pertence ao PSB.
Nesta terça-feira (5) Rafael obteve o apoio do governador Carlos Brandão (PSB), em reunião realizada no Palácio dos Leões. Estavam presentes no ano a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB); a ex-prefeita e ex-deputada estadual Socorro Waquim; o deputado Leandro Bello e vereadores de Timon.
Socorro, aliás, vinha tendo o seu nome cogitado como pré-candidata para a disputa. Ela abriu mão do pleito em favor de Rafael.
Outros pré-candidatos devem se movimentar pela disputa em Timon nos próximos meses.
Saiba Mais
- Cidades do MA podem ter redução no número de vereadores
- Prazo para prestação de contas do 2° turno termina neste sábado
- PF indicia Pablo Marçal por laudo falso contra Guilherme Boulos
- Segundo turno das eleições 2024 registra abstenção próxima a 30% do eleitorado
- TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias