programação

SESI Casarão promove oficinas culturais abertas ao público em fevereiro

Programação integra arte e tecnologia.

Publipost/Fiema

Atualizada em 10/02/2026 às 16h17
SESI Casarão promove oficinas culturais abertas ao público em fevereiro. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Centro Tecnológico e Cultural da Indústria – SESI Casarão da Indústria realiza, ao longo do mês de fevereiro, uma programação de oficinas culturais voltadas a crianças, jovens e adultos, com atividades que integram arte, tradição popular, tecnologia e experimentação criativa. A agenda busca ampliar o acesso à formação cultural e estimular a valorização das expressões maranhenses.

Localizado na Praça João Lisboa, nº 328, no Centro de São Luís, o espaço consolida-se como polo de difusão educativa e artística, oferecendo experiências formativas que dialogam com o patrimônio imaterial, as linguagens contemporâneas e os processos de criação manual. As inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla, com gratuidade destinada aos alunos do SESI.

A programação tem início no dia 13 de fevereiro, com a Oficina de Estandarte de Carnaval, voltada à criação de peças inspiradas nas manifestações carnavalescas brasileiras. No dia 19 de fevereiro, ocorre a Oficina de Cazumba, que apresenta o universo simbólico de uma das figuras mais emblemáticas do Bumba Meu Boi do Maranhão, incluindo elementos de indumentária e construção do personagem.

No dia 20 de fevereiro, será realizada a Oficina de Paper Toy, dedicada à produção de esculturas em papel associadas a narrativas visuais e temáticas festivas. Já em 23 de fevereiro, acontecem duas atividades: pela manhã, a Oficina de Monotipia, com experimentações em impressão artística; e, no turno da tarde, a Oficina de Taumatrópio, que une arte e ciência ao explorar o brinquedo óptico precursor do cinema.

Encerrando a programação, no dia 25 de fevereiro, serão promovidas duas turmas da Oficina de Light Painting que propõe uma experiência criativa e sensorial com a fotografia, na qual os participantes produzem imagens por meio do uso da luz como ferramenta de desenho e expressão artística. A atividade permite que os participantes ‘desenhem’ no espaço, criando composições visuais únicas e cheias de movimento!

Segundo a coordenadora pedagógica do SESI Casarão, Cybelle Noleto, a proposta busca integrar educação e identidade cultural. “Nossa programação foi pensada para aproximar a comunidade dos fazeres artísticos, valorizando tradições locais e, ao mesmo tempo, incorporando linguagens contemporâneas. É uma formação que estimula sensibilidade, criatividade e pertencimento cultural”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.