Jogos Interclasse 2025

Escola Upaon-Açu dá início aos Jogos Interclasse 2025 com solenidade marcada por mensagem de paz e combate ao racismo

A solenidade, que ocorreu nessa sexta-feira (16) no ginásio da instituição, reuniu estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio em uma celebração que mesclou esporte, cultura e compromisso social.

Publipost / Upaon-açu

Atualizada em 17/05/2025 às 09h04
Evento foi realizado na noite dessa sexta-feira (16). (Foto: Imirante)
Evento foi realizado na noite dessa sexta-feira (16). (Foto: Imirante)

SÃO LUÍS - Nessa sexta-feira (16), a escola Upaon-Açu realizou a cerimônia de abertura dos Jogos Interclasse 2025, um dos eventos mais aguardados do calendário escolar. A solenidade, que iniciou às 19h no ginásio da instituição, reuniu estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio em uma celebração que mesclou esporte, cultura e compromisso social.

Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp

Neste ano, o tema escolhido foi “Libertadores da América: busca pela paz e combate ao racismo”, uma proposta que valoriza a diversidade e promove a reflexão sobre questões urgentes da sociedade a partir do universo esportivo. O evento contou com desfile de mais de 20 equipes, representando as diferentes turmas da escola, e com o tradicional juramento dos atletas, reforçando o espírito de respeito, união e fair play.

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estiveram engajados na abertura dos jogos. (Foto: Imirante)
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio estiveram engajados na abertura dos jogos. (Foto: Imirante)

“É um evento que a gente traz muito o esporte. Todo mundo gosta, os alunos ficam bem felizes. E pra mim eu acho que é o evento mais legal da escola. Aqui eu posso jogar, posso me divertir com meus amigos. E eu acho muito importante pra todo mundo. E eu amo essa escola, então pra mim foi super legal”, compartilhou a aluna do terceiro ano do Ensino Médio, Ana Carolina, responsável por fazer o juramento durante a cerimônia.

A solenidade teve ainda a participação especial da banda do 24º Batalhão de Infantaria do Exército, que abrilhantou a cerimônia com apresentações musicais. A presença da banda militar deu um tom solene à noite e emocionou o público presente.

A banda do 24º Batalhão de Infantaria do Exército fez uma participação especial no evento. (Foto: Imirante)

Segundo André Fernandes, coordenador de esportes da escola, o momento vai além da competição. “A gente trabalha o esporte como uma ferramenta educativa e transformadora. Este ano, reforçamos isso com uma temática que chama nossos alunos à consciência e ao respeito ao próximo”, destacou.

Para Bruno Cicalise, diretor-geral da Upaon, o evento também simboliza a união da comunidade escolar. “Os Jogos Interclasse são uma grande celebração. É o momento em que nossos estudantes mostram seu protagonismo, sua criatividade e, principalmente, sua capacidade de trabalhar em equipe e se respeitar mutuamente”, afirmou.

Pais dos alunos participantes acompanharem de perto a cerimônia de abertura. (Foto: Imirante)

A programação esportiva segue nos próximos dias com disputas em várias modalidades, sempre com a proposta de incentivar a integração entre os alunos e promover valores fundamentais para a formação cidadã.

Expectativa de pais e alunos

A servidora pública Ana Paula acompanhou de perto a estreia da filha no interclasse. Participando pela primeira vez do evento, a animação tomou conta da família. 

“Com essa oportunidade, minha filha acaba de desenvolvendo no esporte, não só nos estudos. Por isso, acho que é muito relevante esse iniciativa para o crescimento dela. Ela é do 6º ano e desde casa ela [a filha] já estava com uma grande expectativa para participar, já que esse é o primeiro interclasse dela”, pontuou a mãe. 

Para muitos alunos, esse é um momento de diversão e integração com os colegas de classe, que vai além das salas de aula e serve, também, para complementar a aprendizagem.

“Nós trouxemos balões, cartazes e nos preparamos muito para esse momento. Eu acho que nós devemos valorizar muito esse momento de se divertir em meio aos estudos”, afirma a estudante do 6º ano A, Lara de Freitas.

Abertura dos jogos Interclasse Upaon-Açu

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.