SÃO LUÍS - São Luís registrou um volume de 196,6 mm de chuva, entre as 9h do dia 13 e as 9h de 14 de janeiro de 2025, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse valor representa o maior acumulado em 24 horas registrado no Brasil neste ano até o momento.
Esses volumes significativos causaram alagamentos, deslizamentos e danos à infraestrutura urbana. O Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) informou que, em apenas nove horas, choveu aproximadamente 25% do volume previsto para todo o mês de janeiro na Grande São Luís, incluindo os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Entre meia-noite e 9h da manhã dessa terça-feira (14), o acumulado foi de 60,6 mm, equivalente a 60,6 litros de água por metro quadrado.
Já no município de Turiaçu, no litoral norte do Estado, o acumulado foi de 140,1 mm no mesmo período.
Riscos de mais enxurradas e deslizamentos
Nesta quarta-feira (15), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) classificou como “moderada” a possibilidade de eventos hidrológicos em São Luís. Isso inclui a ocorrência de enxurradas, inundações urbanas e alagamentos temporários em áreas mais baixas. Em relação aos movimentos de massa, o alerta é ainda mais preocupante.
A região intermediária de São Luís está sob “alta probabilidade” de deslizamentos de terra e quedas de barreiras devido aos acumulados recentes e à previsão de mais chuvas. Esse cenário pode gerar erosões e comprometer a segurança de rodovias e áreas urbanas. Imperatriz e Caxias, por sua vez, estão com “probabilidade moderada” de movimentos de massa.
Leia também:
Grande São Luís tem alagamentos e danos após horas de chuva; veja vídeos
Continua após a publicidade..
Chuva deixa trânsito parado em acessos à Região Metropolitana de São Luís
Em apenas 9 horas, choveu 25% do esperado para o mês inteiro na Grande São Luís
Braide fala sobre alagamentos e diz que equipes trabalham para corrigir problemas
Corpo de homem arrastado por enxurrada é encontrado no Geniparana, em São Luís
Alerta de chuvas intensas
O cenário de preocupação continua. O Inmet emitiu, ainda nessa terça-feira (14), um alerta laranja de chuvas intensas para o Maranhão. De acordo com o Inmet, o alerta de perigo abrange todos os 217 municípios maranhenses e tem validade até às 10h desta quarta-feira (15).
Temporal histórico
A forte chuva causou transtornos em várias áreas da capital, especialmente nas proximidades dos rios que cortam a ilha, onde o transbordamento foi registrado. O acúmulo de água, agravado pelos problemas de drenagem, resultou em ruas e avenidas alagadas, dificultando o tráfego de veículos e pedestres.
Saiba Mais
- Cratera interdita avenida do Cruzeiro de Santa Bárbara após chuvas
- Maranhão tem alerta laranja de chuvas intensas e ventos de até 100km/h nesta quarta-feira (15)
- VÍDEO: após fortes chuvas, teto de cinema desaba e deixa feridos em Imperatriz
- Em apenas 9 horas, choveu 25% do esperado para o mês inteiro na Grande São Luís
- Corpo de homem arrastado por enxurrada é encontrado no Geniparana, em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias