STF

Elon Musk cumpre decisão do STF e suspende contas de bolsonaristas no X

Plataforma X acata ordem judicial e remove perfis após resistência inicial

Ipolítica

Plataforma bloqueou perfis à mando de Alexandre de Moraes. (Foto: Reprodução)

EUA - O X, rede social comandada por Elon Musk, iniciou na noite de quarta (18), a suspensão de perfis como parte do cumprimento de uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF), liderada pelo ministro Alexandre de Moraes. Entre os perfis suspensos estão os do jornalista Allan dos Santos, do ex-apresentador da Jovem Pan Paulo Figueiredo e do youtuber Monark, conhecidos por suas posições políticas alinhadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão ocorre após resistência da empresa, que em agosto havia anunciado o fechamento de seu escritório no Brasil, alegando dificuldades decorrentes das decisões judiciais. Isso levou à suspensão temporária da rede social no país no final de agosto, com a decisão sendo reafirmada em 2 de setembro pela 1ª Turma do Supremo, que votou unanimemente pela manutenção do bloqueio.

Mudanças técnicas recentes na rede dificultaram o bloqueio anterior, segundo a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint). O X implementou uma atualização que vincula os IPs dos usuários ao serviço Cloudflare, complicando as tentativas de restrição ao acesso à plataforma.

Continua após a publicidade..

A rede social também anunciou que ajustes na sua operadora de rede inadvertidamente restauraram temporariamente o acesso ao serviço, mas medidas estão sendo tomadas para assegurar o cumprimento das determinações judiciais. Além disso, o X procedeu ao pagamento de multas acumuladas, liberando contas e ativos financeiros que haviam sido bloqueados por ordem do STF.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.