SÃO LUÍS - O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Marco Aurélio de Jesus Pio, de 40 anos, morreu na noite de quarta-feira (12), após sofrer um mal súbito em uma partida de futebol no Estádio Fecurão, no bairro Cohab, em São Luís. De acordo com testemunhas, o tenente-coronel Marco Aurélio se sentiu mal após disputar o primeiro tempo do jogo e caiu próximo ao banco de reservas.
Após as tentativas de reanimação não surtirem efeito, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e levou o tenente-coronel Marco Aurélio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, mas ele não resistiu. O velório e o sepultamento do militar ocorreram nesta quinta-feira (13).
Marco Aurélio estava se preparando para defender o time do Corpo de Bombeiros no Campeonato da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), que terá início na próxima semana.
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão lamentou a morte do tenente-coronel Marco Aurélio. "Com extremo sentimento de pesar, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão comunica o falecimento do tenente-coronel Marco Aurélio de Jesus Pio. Nos solidarizamos com os amigos e familiares do irmão de farda que nos deixa de forma repentina", diz a publicação.
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) também se manifestou por meio de nota, assinada pelo delegado-geral Jair Paiva. "A Polícia Judiciária se solidariza com seus familiares, amigos e colegas de profissão, neste momento de dor e consternação", lamentou.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Maranhão, por meio das Comissões de Direito e da Advocacia Militar e de Segurança Pública e Cidadania, também externou o seu pesar pela morte de Marco Aurélio. "O tenente-coronel Marco Aurélio era um profundo conhecedor do Direito. Além de uma carreira militar brilhante, atuou como professor do Curso de Direito, na graduação e pós-graduação, de diversas instituições públicas e privadas do Estado do Maranhão. Neste momento de dor, a Seccional Maranhense se solidariza com os familiares do Tenente Coronel e com todos os integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão", diz a nota da OAB.
Continua após a publicidade..
A Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM) divulgou uma nota de pesar pela morte do tenente-coronel Marco Aurélio de Jesus Pio. Leia na íntegra:
"Foi com significativo pesar que a presidência e os membros da AMCLAM receberam a notícia trágica do falecimento do nosso confrade Marco Aurélio de Jesus Pio, Tenente Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que antes foi Cadete da Polícia Militar do Maranhão; na noite de ontem, 12/07/2023, quando participava de uma partida de futebol com colegas da corporação no estádio Fecurão. Durante a partida, sentiu-se mal, foi levado para a UPA do Araçagy, em São Luís, e, segundo informações, foi vítima de uma parada cardiorrespiratória.
Marco Aurélio, nascido em São Luís-MA aos 11/05/1983, era filho da Sra. Ivone de Jesus Pio Barreiros e do Sr. José Francisco Costa Barreiros.
Jurista, filósofo e cientista social, era graduado em Direito; Segurança Pública e do Trabalho; Filosofia; Ciências Sociais. Possuía as especializações em Docência do Ensino Superior; Direito Penal e Processo Penal; Direito Militar; Gestão Pública; Master of Business Administration em Direito e Processo do Trabalho. Mestrado em Segurança Pública; Desenvolvimento Socioespacial e Regional, e Direito; Doutorado em Direito. Professor universitário há quase duas décadas de várias gerações e cursos.
Deixa um legado importante: por meio dos estudos, todos podem alcançar a ascensão pessoal e profissional.
Todos os acadêmicos e acadêmicas, ainda consternados, rogam ao Pai Criador que o receba no reino celestial e conforte os corações de familiares e amigos."
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias