SÃO LUÍS - A Nutrição esportiva é uma área que vem ganhando grande espaço nos últimos anos. Praticantes de atividades físicas estão cada vez mais à procura de profissionais de saúde para auxílio de uma alimentação balanceada com o treino eficiente, visando melhorar a estrutura corporal e principalmente a qualidade de vida.
Entretanto, existe uma diferença entre praticantes de atividades físicas e atletas. O primeiro se caracteriza pela prática de exercícios visando hábitos saudáveis, motivos estéticos. O segundo, visa participar de competições, ganhar incentivos, caracterizando o esportista.
Leia também:
Quer emagrecer? Veja dicas para perder peso com saúde
Obesidade: saiba mais sobre o excesso de peso
Manter uma alimentação equilibrada é fundamental, pois auxilia na mobilização de tecidos gordurosos durante o exercício e na construção de massa muscular, garantindo assim uma melhor composição corporal. No entanto, precisamos saber quando e o que comer antes e depois da atividade física.
O perfil da alimentação esta relacionado com o tipo de atividade física, duração e intensidade; competência desempenhada e garantida pelo profissional nutricionista.
Orientações Nutricionais de alimentação pré e pós treino:
Antes do treino:
Priorizar fonte de carboidratos que fornecem energia para a realização do exercício, de preferência com baixo índice glicêmico e uma hora antes do exercício, ou seja, que promova menor hiperglicemia.
Suco beterraba, mais pão integral, mais uma colher de sopa de geleia ou queijo branco (1 h antes);
Vitamina de frutas com Whey, uma colher de sopa de mel ou uma barra de cereal (30 min antes);
Batata doce e frango desfiado;
Açaí, granola ou linhaça;
Continua após a publicidade..
Suco de frutas ou uma fruta e canela (15 min antes).
Durante o treino:
Neste momento, seu corpo estará usando energia proveniente dos carboidratos e ao mesmo tempo perdendo água e sais minerais pela transpiração. Durante o treino a hidratação deve ser contínua, através do consumo de água mineral ou de coco ou bebidas esportivas (quando necessário), que além de hidratar farão a reposição de carboidratos para a resíntese do glicogênio muscular.
Depois do treino:
O corpo precisa repor os estoques energéticos e realizar a reparação do músculo. Nesse momento a ingestão de alimentos, fontes de carboidratos com moderado alto índice glicêmico em conjunto com a oferta de proteínas, se faz necessário.
Suco de frutas ou maltodextrina (imediatamente após o exercício);
Whey protein + fruta + mel;
Suco + sanduíche ou queijo branco + fruta;
Iogurtes com cereais+ óleo de coco;
Macarrão com carne moída (em refeição).
O consumo de antioxidantes também desempenha grande importância após o exercício físico combatendo os radicais livres, estas substâncias prejudiciais às células saudáveis. A ingestão de nutrientes como vitamina C, E, zinco e selênio, presentes em frutas como laranja, acerola, mamão, goiaba, em legumes, verduras, castanhas, peixes e frutos do mar são excelentes opções.
Alguns praticantes de exercício resistido, como a musculação, podem precisar de suplementação por motivos especiais, quando, por exemplo, não conseguem a ingestão adequada de muitos nutrientes somente pela dieta, entretanto, o uso indiscriminado de suplementos alimentares pode acarretar toxidade ao organismo. Por isso o consumo de suplementos alimentares devem ser prescritos por um nutricionista avaliando as reais necessidades individuais de cada um.
Independente da prática de atividade física, os cuidados com a alimentação devem ser diários e, acima de tudo, prazeroso. Uma alimentação saudável promove bem estar e qualidade de vida.
Em sete de fevereiro de 2017, o Imirante.com em parceria com a Garrido estreia o programa Viva Bem. Um programa voltado para assuntos relacionados a saúde. Não perca!
Saiba Mais
- Saúde Feminina: campanha Março Lilás reforça a prevenção do câncer de colo de útero
- Conheça as diferenças entre alergia alimentar e intolerância: quais são os sinais e tratamentos adequados?
- Janeiro Branco: conheça os pilares da campanha em prol da saúde mental e emocional
- Alimentação regulada pode ser uma grande aliada no combate à Candidíase
- Viva Bem: oncologista fala sobre conscientização e avanços no tratamento do câncer
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Notícias