BRASIL - O MinistĂ©rio PĂșblico do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou o sargento da PolĂcia Militar AndrĂ© Luiz de Oliveira Muniz pela morte da menina Eloah da Silva dos Santos, de 5 anos, crime ocorrido na manhĂŁ do dia 12 de agosto de 2023, na Avenida ParanapuĂŁ, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.
A criança foi atingida por um tiro no peito enquanto brincava dentro do quarto. AndrĂ© Luiz efetuou nove disparos em direção Ă comunidade do DendĂȘ, assumindo o risco de causar a morte de qualquer pessoa da localidade.
De acordo com a denĂșncia, nĂŁo havia troca de tiros naquele momento ou ameaça iminente de pessoas armadas. Os disparos foram feitos por arma de uso restrito, um fuzil Colt calibre 556.
Que bala perdida Ă© essa?
Continua apĂłs a publicidade..
Ă Ă©poca, o presidente da RepĂșblica, Luiz InĂĄcio Lula da Silva, comentou a morte de Eloah, com uma indagação: âQue bala perdida Ă© essa? AlguĂ©m atirou para aquele lado, essa bala nĂŁo se perdeu. Essa bala foi atirada para aquele lado para atingir alguĂ©m e pegou uma criança de 5 anos de idade. Onde Ă© que a gente vai parar com esse tipo de comportamento, de violĂȘncia? E muitas vezes Ă© a prĂłpria polĂcia que atiraâ, afirmou Lula, durante o programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov.
MPRJ
Como medida cautelar, o MPRJ requereu que, atĂ© o julgamento, o PM denunciado seja afastado das operaçÔes policiais e de funçÔes externas de patrulhamento, devendo apenas realizar serviços internos no batalhĂŁo de PolĂcia Militar. O pedido tem como base a alegação de que, âefetivamente, nĂŁo se pode pretender manter ativo na tropa, em patrulhamento, policial que efetua disparos contra a população, sem qualquer justificativaâ.
Saiba Mais
- VĂdeo mostra idoso armado com faca correndo atrĂĄs de PM pouco antes de ser baleado no MA
- VĂDEO: PM atira em suspeito e frustra assalto dentro de padaria, na Cohab
- Menos de 2% dos PMs investigados em SĂŁo Paulo sĂŁo condenados por jĂșri
- ApĂłs um ano, famĂlia de servidor pĂșblico morto por PM em SĂŁo LuĂs cobra por justiça
Leia outras notĂcias em Imirante.com. Siga, tambĂ©m, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa pĂĄgina no Facebook e Youtube. Envie informaçÔes Ă Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+NotĂcias