Bacabal

Artistas produzem espetáculo teatral sobre pessoas especiais

Abel Carvalho, para o Imirante.

Atualizada em 27/03/2022 às 13h24

BACABAL - O ano de 2009 começa bem para a cultura Bacabalense, alem da criação da Rede Bacabalense de Cultura a comunidade prepara-se para receber o espetáculo “Viver é Adaptar-se” com estréia prevista para 21 de abril.

O texto é autoria de Zezinho Casanova e Lúcia Correia e tem como tema a vida das pessoas com deficiência.

O elenco composto por atores já experientes conta com a participação de Costa Filho, Zezinho Casanova, Malaquias, Junior, Maria Madalena além de atores virtuais, que por um truque tecnológico participarão do espetáculo sem estarem no palco.

Entre os atores virtuais já confirmaram suas presenças Carlo Henrique, Cláudio Cavalcante e Salomão Duarte.

O projeto prevê pelo menos uma apresentação em cada município que tenha ao menos uma organização não-governamental que trabalhe com as pessoas com deficiência, espera sensibilizar empresários, escolas, pessoas físicas e jurídicas para a produção do mesmo, sejam como patrocinadores em dinheiro ou em prestação de serviços.

Continua após a publicidade..

O espetáculo é uma comédia hilariante que mostra situações inusitadas de cadeirantes, muletantes, autistas, cegos, surdos e pessoas com paralisia cerebral. É um convite a reflexão já que se trata das indicações e das formas corretas de como devemos conviver e nos relacionar com as pessoas com deficiência.

A responsabilidade social será uma das características do espetáculo. Atores e diretor estão trabalhando na preparação de si mesmos. Para a interpretação de personagens tão elaborados fazem laboratório através de visitas a Associação dos Deficientes de Bacabal – Asdebal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, e, a Sociedade Pestalozzi de Bacabal.

Já fizeram cursos de Braille, Sorobam e acessibilidade, além de outras oficinas estarem previstas na pauta dos atores até o mês de março. Entre elas a de Língua Brasileira de Sinais – Libras – e de interpretação teatral.

A trilha sonora, já autorizada por seu autores, tem as assinaturas de Elias Wagner(do Espírito Santo) e Frahm Almeida(de Bacabal ). São musicas que convidam a refletir sobre a formar como a sociedade trata seus deficientes.

O espetáculo é dirigido por Zezinho Casanova o espetáculo e ele explica que Viver é Adaptar-se “cresce em qualidade artística e tem responsabilidade social para o município de Bacabal. O projeto é impar na produção artística brasileira, fortalece nossa cultura e inicia uma grande rede de experiência solidária.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.