EM SÃO LUÍS

Sesc realiza 1ª edição do Festival Partituras com oficinas e concertos gratuitos

O Festival acontece de 21 a 23 de maio com entrada gratuita.

Na Mira, com informações de assessoria

Atualizada em 16/05/2025 às 14h42
Quarteto Ibirapitanga.
Quarteto Ibirapitanga. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Sesc Maranhão está promovendo, de 21 a 23 de maio, a 1ª edição do Festival Sesc Partituras. Este evento é voltado à valorização da música de concerto brasileira, com um foco especial na difusão do acervo disponível na plataforma nacional Sesc Partituras. Com acesso gratuito, o festival acontecerá na Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo” e contará com a participação de grupos de referência nacional e regional, além de oferecer oficinas de música de câmara e concertos noturnos abertos ao público.

O público poderá desfrutar gratuitamente dos concertos entre os dias 21 e 23 de maio, na Escola de Música do Maranhão, sempre às 19h. Os grupos que farão parte da programação incluem o Quarteto Ibirapitanga (RS) e a Camerata Maranhense (MA), além de apresentações dos alunos do festival.

As inscrições para as oficinas de violino, viola e violoncelo estão abertas e podem ser feitas por meio do link. O Quarteto Ibirapitanga, criado no início de 2023, tem como objetivo expandir e fortalecer a música de câmara no Rio Grande do Sul e em todo o Brasil. Seu repertório abrange desde obras clássicas europeias até peças do repertório camerístico brasileiro, buscando unir tradição e identidade nacional em suas apresentações.

O nome Ibirapitanga tem origem no tupi-guarani e significa pau-brasil, uma árvore de grande importância histórica e cultural para o país. O pau-brasil é tradicionalmente utilizado na confecção de arcos de instrumentos de cordas friccionadas, simbolizando a conexão entre a música, a natureza e a cultura brasileira.

O Festival Sesc Partituras faz parte das ações do programa Cultura do Sesc e tem como objetivo fortalecer a música de concerto como uma linguagem artística de relevância social, contribuindo para a formação de novos públicos e a valorização de repertórios pouco difundidos.
 

PROGRAMAÇÃO 

Dia 21 de maio (quarta-feira) 
Manhã (09h às 12h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo 
Tarde (14h às 15h30) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo 
Tarde (16h às 17h30) – Prática de Orquestra (ensaio) 
Noite – 19h – Recital: Camerata Maranhense 

Dia 22 de maio (quinta-feira) 
Manhã (09h às 12h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo 
Tarde (14h às 17h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo 
Tarde (16h às 17h30) – Prática de Orquestra (ensaio) 
Noite – 19h – Recital: Quarteto Ibirapitanga 

Dia 23 de maio (sexta-feira) 
Manhã (09h às 12h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo 
Tarde (14h às 17h) – Master Class: Violino, Viola e Violoncelo 
Tarde (16h às 17h30) – Prática de Orquestra (ensaio) 
Noite – 19h – Concerto de Encerramento: Todos os participantes 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.