Pergentino Holanda
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Fides Ostbye em Imperatriz

E mais: Arcos Musicais no Convento

PH

Maranhense de Imperatriz, há muitos anos residindo entre Japão, Estados Unidos, Chipre, Noruega e, mais recentemente, em Marbella, situada na Costa do Sol, na Espanha, Fides Ostbye está revendo o seu Maranhão e depois de abraçar os amigos em São Luís foi passar uma semana com seu pai e outros familiares, em Imperatriz
Maranhense de Imperatriz, há muitos anos residindo entre Japão, Estados Unidos, Chipre, Noruega e, mais recentemente, em Marbella, situada na Costa do Sol, na Espanha, Fides Ostbye está revendo o seu Maranhão e depois de abraçar os amigos em São Luís foi passar uma semana com seu pai e outros familiares, em Imperatriz

Caminho montanhoso

Uma diferença do tamanho da Cordilheira dos Andes separa o futebol de Brasil e Argentina, neste momento.

Pelo apresentado na noite de ontem, no Monumental de Núñez, a Seleção Brasileira terá um caminho dos mais montanhosos para chegar competitiva na Copa do Mundo de 2026.

Sem Messi, os argentinos venceram o time de Dorival Júnior por 4 a 1, pela 14ª rodada das Eliminatórias.

Foi a maior derrota do Brasil em torneios classificatórios para o Mundial.

Caminho montanhoso...2

Não à toa, os hermanos estão classificados para a Copa de 2026 – a classificação matemática chegou antes mesmo do início da partida. Já o Brasil caiu da segunda colocação para a quarta, com 21 pontos, 10 a menos do que o maior rival.

O próximo compromisso do Brasil será contra o Equador em junho. Ainda nesta data, a Fifa enfrentará o Paraguai. Apesar dos múltiplos tropeços, é possível sair classificado para o Mundial nessas duas partidas.

Não há garantias de que Dorival será o técnico da Seleção até lá.

Caminho montanhoso...3

Com dois minutos de jogo, o Brasil não tinha tocado na bola. Durante todo o primeiro tempo, a Argentina imprimiu trocas de passes tão longas como os 36 anos que ficou sem um título de Copa. O primeiro gol saiu assim. Raphinha cometeu falta desnecessária. A bola foi recuada para a defesa. Passou por alguns pés albicelestes até Almada encontrar Julian Álvarez. Ele infiltrou entre Murillo e Guilherme Arana antes de tocar para fazer o 1 a 0.

Quando a Argentina emendou mais uma tripa de passes, a festa nas arquibancadas teve os gritos de “olé, olé” como trilha sonora. Aos 12, uma bola enviesada encontrou Enzo Fernández, na pequena área, para ampliar.

Caminho montanhoso...4

Estava tão fácil a ponto de Romero exercer o pecado da autoconfiança. Em lance simples na frente da área, se complicou. Matheus Cunha aproveitou a desatenção, roubou a bola e chutou no canto para descontar. O Brasil reagia aos 26 minutos.

Aos 35, a Argentina ampliou para 3 a 1. Após um escanteio curto, a bola girou de um lado para o outro até Mac Allister receber cruzamento e desviar de Bento.

Tagliafico, aos 22 do segundo tempo, cruzou da esquerda. A bola atravessou a área brasileira sem uma única perna para barrá-la. Ela chegou para Simeone acertar o canto do pobre Bento.

Caminho montanhoso...5

A derrota do Brasil para a Argentina, ontem à noite, só não foi pior do que aquele fatídico jogo contra a Alemanha, no Mineirão no meio da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil.

A imagem triste de Dorival Júnior, fardado com roupas da CBF, impotente ao lado do campo, representa um trabalho péssimo de uma Seleção que já foi pentacampeã mundial.

Foi engolida pela Argentina, que fez gols quando quis e humilhou o futebol brasileiro. Enquanto isso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, tratava de sua reeleição por federações e clubes que não conseguem ser críticos e reelegem alguém que botou o futebol para trás.

Clubes e federações são responsáveis também pelo olé que os Argentinos cantaram.

Não temos nada. Jogadores pequenos e um time que não existe. Vexame absoluto. Se os argentinos quisessem mais poderiam ter feito outros gols. Estava muito fácil.

Neymar, sortudo sempre, se livrou de pagar esse mico. Sobrou para o Rafinha. Que falou de mais.

Prêmio Literário

A Academia Sambentuense de Artes e Letras está com inscrições abertas até o dia 25 de abril para o Prêmio Literário Academia Sambentuense de Artes e Letras Troféu Nazaré Farias. A premiação tem como objetivo consolidar, incentivar e promover a cultura por meio da produção literária na categoria Poesia.

O concurso é destinado ao público adulto, a partir de 18 anos, e a sambentuenses. Cada participante poderá inscrever um poema inédito, que não tenha sido publicado em livro físico ou digital, seja individualmente ou em coletânea, ou em blogs, sites ou quaisquer outras mídias digitais, incluindo WhatsApp, e que não atente contra os princípios que regem a moral e as leis da sociedade.

O poema, de temática livre, não deverá conter nenhuma imagem ou ilustração, deve ter no máximo 40 versos, ser digitado com espaçamento 1,5, na fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), e estar devidamente revisado pelo autor.

Arcos Musicais no Convento

O Projeto Arcos Musicais: Choro, Samba e Outras Bossas chega à sua 17ª edição, celebrando o melhor da música maranhense.

Nesta sexta-feira (28), o Convento das Mercês será palco de um encontro entre tradição e talento, reunindo grandes intérpretes.

No palco, artistas como Albert Abrantes, Regiane Araújo, Lídia Penha, Chico Franco e Núbia apresentam interpretações repletas de emoção e singularidade.

Além disso, a potência vocal de Tássia Campos conta com o talento e a personalidade musical de Tatto Costa e Rafael Hachem, garantindo uma noite de apresentações memoráveis.

O grupo Choro da Tralha e a banda Choro, Samba e Outras Bossas também prometem encantar o público com uma riqueza instrumental e melódica dos gêneros musicais.

Show de Mário Fernando

O cantor e compositor Mário Fernando é atração desta quarta-feira (27) na Barraca Ohana, na Avenida Litorânea, cuja programação começa às 19h.

Ele vai apresentar, principalmente, repertório de música popular brasileira. Com mais de 20 anos de carreira, Mário Fernando privilegia, em seus shows, o melhor do pop, balada, samba rock, xote, baião e muitos outros ritmos.

Além disso, ele também interpreta músicas marcantes em inglês, espanhol e italiano.

Esta é a bela família de Fides Ostbye e do norueguês Erick Ostbye: os filhos Monique (trabalha em Recursos Humanos na Suécia e vai fazer mestrado na Noruega), Camilla (estuda Finanças na Clemson University, em Carolina do Sul, nos Estados Unidos, e se forma em dezembro) e Patrick (já é formado em Finanças, na mesma universidade, e agora vai trabalhar na Noruega, na área de finanças)

DE RELANCE

Judiciário decide sobre denúncia de golpe

STF rejeita os pedidos das defesas e decide hoje sobre denúncia do golpe

No primeiro dia do julgamento na Primeira Turma, ministros negaram todas as questões preliminares, incluindo a que apontava ilegalidades no acordo de colaboração de Mauro Cid e a que pedia que caso fosse analisado no plenário da Corte.

Nova sessão será hoje às 9h30min.

Ex-presidente busca o enfrentamento

A decisão de assistir presencialmente ao julgamento de sua denúncia foi tomada de última hora pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Junto a aliados, ele entendeu que o enfrentamento político é a única saída para a iminente abertura de uma ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado.

Neste cenário, acreditam aliados, os registros de sua presença diante dos julgadores, ontem, deixarão uma imagem de altivez e coragem.

Em poucas horas, o ex- presidente mobilizou alguns de seus deputados mais fiéis, voou de São Paulo para Brasília e se dirigiu à sala da 1a Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Ficou o tempo todo sentado a poucos passos de distância dos ministros e assistiu ao início de uma provável sequência de derrotas no Judiciário.

Emendas da vergonha

Continua após a publicidade..

Estamos vivenciando uma verdadeira orgia com o dinheiro público. É o caso das famigeradas emendas parlamentares, que têm como único objetivo o pagamento disfarçado dos cabos eleitorais de elite: prefeitos e vereadores que certamente farão campanha para a reeleição do parlamentar nas próximas eleições em troca de seu futuro apoio.

 É com saudade que lembro a figura de um deputado gaúcho, autor de inúmeros projetos nas áreas social, trabalhista e previdenciária, o qual não possuía automóvel. Fazia a sua campanha política de ônibus ou de trem. E mais importante: sempre se reelegia sem nenhum gasto de dinheiro público.

Hoje, infelizmente, presenciamos um toma lá, dá cá. E o povo que se lixe, como dizia um personagem do Chico Anysio.

Pinturas de 2 mil anos

Vestígios de arte rupestre que podem ter até 2 mil anos foram identificados por pesquisadores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na Serra do Lajeado, região montanhosa de Palmas.

A descoberta de cinco sítios arqueológicos pode auxiliar a compreender sobre o estilo de vida e quem habitou essas regiões milhares de anos atrás.

O exemplo vem Da França

Paris terá mais ruas apenas para pedestres. Os moradores da bela cidade decidiram banir a circulação de automóveis em 500 ruas que serão convertidas em zonas arborizadas para pedestres.

Com isso, uma em cada 10 vias da capital francesa será de uso exclusivo de pedestres.

Aprovada em referendo, a medida busca desincentivar o uso de carros e melhorar a qualidade do ar.

Mutirão em Atins

O dia 24 de março foi uma segunda-feira diferente em Atins. O Bosque Atins, primeiro condomínio de lotes na região dos Lençóis Maranhenses, promoveu um mutirão de limpeza na belíssima praia de Canto do Atins – um point maravilhoso que recebe turistas de todo o planeta em todas as épocas do ano, parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e Patrimônio Mundial Natural.

Foi uma ação inspiradora, que contou com mais de 200 voluntários, incluindo lideranças comunitárias locais. A ação resultou na coleta de três carrocerias de trator cheias de lixo, um belo exemplo de compromisso com a preservação do meio ambiente.

O Mutirão de Limpeza em Atins contou com a parceria do ICMbio, Prefeitura de Barreirinhas, empresas, instituições e lideranças locais. Bosque Atins, empreendimento da Construtora Ipê, busca incentivar a preservação da natureza em Atins, e é uma prova de que pequenas ações podem fazer uma grande diferença.

Homenagem na Câmara de São Luís

Por iniciativa do parlamentar Marlon Botão, a Câmara Municipal de São Luís aprovou Moção de Aplausos ao presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e ao diretor regional do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), Edilson Baldez, e ao superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, pelo sucesso do Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League Challenge (FLL), realizado nos dias 15 e 16 de fevereiro em São Luís.

Botão destacou o impacto positivo do SESI Maranhão na democratização da educação tecnológica, quebrando barreiras sociais e econômicas e contribuindo para o desenvolvimento do estado como um polo de tecnologia, geração de empregos e melhoria da pirâmide social.

O torneio reuniu mais de 6 mil pessoas e 1.500 competidores de dez estados, consolidando-se como o maior evento do gênero no Brasil.

Ao todo, 16 equipes garantiram vaga para o Festival SESI de Educação em Brasília, incluindo 14 equipes maranhenses.

O superintendente regional do SESI-MA, Diogo Lima, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e o diretor regional do Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA), Edilson Baldez

Homenagem na Câmara...2

Entre as posições para a etapa nacional, destacaram-se as equipes Unimate, Gipsy Danger e Dracarys, da Escola SESI São Luís; Anjos da Robótica, da Escola SESI Imperatriz; além das equipes Quanta e Fídia, do projeto Prototipando Sonhos.

O desempenho maranhense também foi destaque no Festival SESI de Educação 2025, realizado em Brasília entre os dias 12 e 15 de março. A delegação do estado competiu em diversas modalidades e conquistou classificações para torneios internacionais nos Estados Unidos e na Austrália.

A equipe Falcons brilhou ao conquistar o prêmio mais importante da modalidade FIRST Tech Challenge (FTC), garantindo vaga no mundial de robótica em Houston (EUA). Já as equipes Gipsy Danger e Unimate garantiram participação em torneios na Califórnia (EUA) e em Sydney (Austrália), respectivamente.

Alcione e o “Careca”

O babado de ontem foi a cantora Alcione ter surpreendido o público ao fazer uma revelação inesperada sobre sua 'vida amorosa'.

Durante um show no último domingo 23 em São Paulo, ela disse que queria ter uma relação com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.A cantora, antes de interpretar o famoso e premiado hit “Faz uma Loucura por Mim”, fez a revelação e aproveitou para realizar uma declaração pessoal sobre o magistrado.

A plateia se empolgou com a cantora que, em seguida, expressou seu carinho pelo ministro: “Sou fã do ministro”.

Vale lembrar que essa não foi a primeira vez que a Marrom tornou pública a sua admiração por Alexandre de Moraes. Em 2024, em uma apresentação em Brasília, a cantora também fez menção ao ministro, referindo-se a ele carinhosamente como “meu careca”.

Edilson Baldez ao lado do deputado federal Hildo Rocha (MDB-MA)

Baldez e Agenda Legislativa

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, destacou a importância da convergência entre o setor produtivo e o Congresso Nacional durante o lançamento da 30ª edição da Agenda Legislativa da Indústria 2025, na terça-feira (15/03), em Brasília.

O compromisso foi parte da agenda do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Edilson Baldez. 

Alban agradeceu aos parlamentares e enfatizou a necessidade de um diálogo contínuo e construtivo para enfrentar os desafios econômicos do país. “A CNI tem o compromisso de ser contributiva nas discussões e soluções, buscando valorizar o que agrega ao país”, disse.

O presidente da Confederação ainda falou sobre o Pacto Brasil +25, uma iniciativa para promover o desenvolvimento econômico e social, e a importância da participação do setor produtivo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) para contribuir com a agenda de sustentabilidade. 

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, explicou que a Agenda Legislativa da Indústria 2025 destaca a importância da reindustrialização do Brasil como uma estratégia essencial para revitalizar a economia, promover a competitividade e a sustentabilidade. “O documento apresenta 135 proposições legislativas, das quais 14 são consideradas prioritárias, abordando temas como reforma tributária, inovação, infraestrutura e legislação trabalhista. “A colaboração entre o setor público e a indústria é crucial para o desenvolvimento econômico e social do país”, resumiu Baldez.  

Entre os parlamentares presentes estavam os deputados federais Márcio Honaiser (PDT-MA) e Hildo Rocha (MDB-MA).

Edilson Baldez ao lado do deputado federal Márcio Honaiser (PDT-MA)

Para escrever na pedra:

 “A mais linda lágrima é a da saudade, pois ela nasce dos risos que já foram, dos sonhos que não acabam e das lembranças que jamais se apagam”. De autor desconhecido.

 TRIVIAL VARIADO

Acesso à Justiça e Cidadania: O Papel da Conciliação e Mediação na Concretização de Direitos” foi o tema abordado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), durante palestra, na terça-feira 25, na URMA, no auditório do Prédio do Centro Caixeiral.

Quem falou: as explanações sobre a temática foram feitas pelo presidente do Núcleo de Solução de Conflitos do TJMA, desembargador José Nilo Ribeiro, e pelo juiz coordenador do Nupemec/TJMA, Rodrigo Nina.

Inadimplência: levantamento realizado pela Serasa indica que 57 milhões de brasileiros estão endividados sem sequer saber disso.

Investimento: a rentabilidade de imóveis residenciais no país chegou a 19,1% em 2024, aponta estudo da QuintoAndar em parceria com a FGV.

Garimpo: o Ministério Público Federal (MPF) enviou ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) documento recomendando que seja criado um cadastro nacional de maquinário de atividades de garimpo – ou a inserção dessa categoria em cadastros existentes.

Objetivo: segundo o MPF, o objetivo é permitir que os órgãos ambientais atuem sobre a logística que alimenta o garimpo ilegal, avaliando a quantidade e o porte dos equipamentos usados, apurando o potencial do dano a ser produzido e colaborando para a responsabilização dos envolvidos.

Gestão: começa hoje, em Belém do Pará, a 63ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), que reúne técnicos dos fiscos estaduais. A Comissão faz parte do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Novas tecnologias: o encontro vai tratar do uso de novas tecnologias na fiscalização tributária e do funcionamento do Pré-Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), entre outros assuntos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.