Palestras e oficinas

“Diálogos Culturais”: evento estimula troca de conhecimento entre fazedores de cultura

O evento é acessível em Libras e reunirá pesquisadores de renome em dois dias de evento.

Na Mira, com informações da assessoria

Sesc realiza 1º edição de Diálogos Culturais (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Integrando o projeto Derresol Cultural, o Sesc apresenta a primeira edição da programação “Diálogos Culturais” com o tema “Desafios contemporâneos na gestão das Culturas de Tradição”. A programação que acontece nos dias 24 e 25 de maio, na Unidade Sesc Deodoro, contempla apresentações culturais, oficinas, palestras, exibição, roda de conversa com fazedores de cultura e pesquisadores que são referências na área. As inscrições para oficina e mesa de diálogo estão disponíveis no site do Sesc MA.

O evento tem como principal objetivo estimular a troca de experiências e conhecimentos entre agentes culturais, pesquisadores e fazedores da cultura popular, visando a construção de redes de colaboração e a promoção da reflexão quanto à valorização das culturas tradicionais, que muitas vezes enfrentam desafios significativos em um contexto de globalização e mudanças culturais aceleradas, entendendo que preservar e promover estas culturas é fundamental para a diversidade cultural e para a construção de identidades coletivas.

Durante os dois dias de programação, acontecerão oficinas e mesas de diálogos com pesquisadores e profissionais da gestão cultural com atuação nacional. Na sexta, dia 24, acontece a oficina “Economia criativa e gestão nas culturas de tradição”, com Luciana Guilherme (ESPM/ RJ). Luciana é doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/ UFRJ) e possui experiência internacional como consultora. Também atuou no Ministério da Cultura, participando ativamente do processo de formulação e implantação de políticas públicas nacionais de economia criativa.

Já no sábado, dia 25, acontece a palestra “Participação negra na construção das políticas culturais numa perspectiva de consolidação do Sistema Nacional de Cultura” que será ministrada por Júnior Afro (MINC/PE). Júnior é Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela FLACSO e possui vasta experiência em programas e projetos culturais. Atualmente é Diretor do Sistema Nacional de Cultura/SNC do Ministério da Cultura.

Continua após a publicidade..

Entre os convidados locais estão Abimaelson Santos, diretor de cinema e professor da UFMA, que fará a mediação da roda de conversa "Cultura viva: desafios e boas práticas na salvaguarda da tradição”. O diálogo contará com a participação de Nadir Cruz (MA), Gestora Cultural com ampla atuação na coordenação de projetos socioculturais, Mestra Roxa (MA) que é Caixeira Régia e ganhadora do prêmio “Mestre da Cultura Popular do MA” concedido pelo IPHAN, Governo do Estado e Ministério da Cultura e Dona Neuza (MA), Mãe de Santo e figura central no Sítio Nossa Senhora da Guia, um terreiro com mais de 50 anos de atividade no bairro do Coroadinho.

Encerrando a programação, o artista, produtor cultural e pesquisador, Igor Cariman (MA) apresentará a performance “Cazumba - corpo que baila no terreiro", que lhe rendeu o convite para participar do evento acadêmico Brazil Conference em Harvard (EUA), no mês de abril deste ano.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.